A saúde é o nosso bem mais precioso, e preservá-la exige atenção constante e diversos cuidados, entre eles, a vacinação. As vacinas estão entre os métodos mais eficazes de prevenção, pois ajudam o organismo a desenvolver resistência contra doenças que podem comprometer a nossa saúde. Manter o esquema vacinal em dia é um ato de cuidado consigo mesmo, com a família e com toda a comunidade.
- Houve um aumento significativo de ↑ 4,61% neste indicador entre 2023 e 2024, passando de 86,4% para 90,4%, de acordo com os dados enviados pela FABS + App.
- Os dados preliminares de janeiro a junho de 2025, enviados pela FABS + App, apontam um percentual de 91,9%.
Sugestões de como agir:
- Reforçar a atuação do articulador de saúde, incentivando-o a identificar e registrar possíveis dificuldades no atendimento, na oferta de vacinas ou outras falhas na assistência às gestantes nos serviços de saúde.
-
Buscar voluntários para atuarem como articuladores, caso a paróquia ainda não conte com um. Sendo capacitados pelo e-Capacitação do e-Articulador, disponível no aplicativo da Pastoral da Criança, com suporte do capacitador da ação. É importante lembrar que, para liberar o acesso à capacitação, é necessário entrar em contato com a Coordenação Nacional.
-
Líderes devem visitar o serviço de saúde local para verificar os dias e horários de vacinação, a fim de orientar corretamente as famílias sobre onde e quando se vacinar.
-
Orientar as gestantes a comparecerem ao serviço de saúde para atualizar a carteira vacinal e receber as vacinas que estiverem em atraso, garantindo uma gestação mais segura e protegida.
Brasil
Houve um aumento significativo de ↑ 4,61% neste indicador entre 2023 e 2024, passando de 86,4% para 90,4%, de acordo com os dados enviados pela FABS + App.
Os dados preliminares de janeiro a junho de 2025, enviados pela FABS + App, apontam um percentual de 91,9%.
O gráfico abaixo mostra a situação acima mencionada.
Para mais informações referentes ao seu estado e diocese, consulte os links abaixo:
- e-Capacitação
- >
- e-Relatório anual 2025
- >
- Principais indicadores de gestantes
- >
- % de gestantes com vacina em dia