“O conflito não pode ser ignorado ou dissimulado; deve ser aceito. Mas, se ficamos encurralados nele, perdemos a perspectiva, os horizontes reduzem-se e a própria realidade fica fragmentada. Quando paramos na conjuntura conflitual, perdemos o sentido da unidade profunda da realidade” (Evangelii Gaudium, 226-230)
As Rodas de Conversa são reuniões comunitárias participativas onde os pais, familiares das crianças acompanhadas e outras pessoas da comunidade se reúnem. Nessas reuniões eles podem conversar e buscar soluções para questões que afetam a todos, como falta de creches, pré-escolas ou de saneamento básico, atendimento no serviço de saúde ou problemas como drogas, violência na comunidade.
Realizar uma Roda de Conversa a cada três meses contribui para unir, fortalecer e ampliar os conhecimentos das pessoas na comunidade. É crucial destacar que a Roda de Conversa deve ser planejada em colaboração com a comunidade eclesial e social, envolvendo ativamente seus membros, e não ser apenas uma iniciativa dos líderes, para garantir um impacto mais significativo e inclusivo.
Com as famílias reunidas para conversar, todos têm mais condições de discutir os problemas, verificar quais precisam ser resolvidos junto com autoridades municipais, quais os deveres das pessoas. Podem descobrir soluções e planejar ações que precisam ser feitas para garantir os direitos das crianças e das famílias.
Famílias informadas e organizadas sabem quais são seus deveres e têm maior poder de pressão para exigir seus direitos!
Assim como Jesus multiplicou pães e peixes, os líderes, os coordenadores da Pastoral que organizam e realizam as Rodas de Conversa, podem chamar outras pessoas para partilharem seus conhecimentos e experiências, a fim de saber mais sobre algum assunto ou ajudar a pensar como pode ser encaminhado o problema que aflige a todos. Por exemplo: profissionais que trabalham na área social, de saúde, de educação; conselheiros municipais; articuladores de saúde; líderes religiosos das diferentes igrejas; pessoas de outras pastorais, entre outros. Assim o saber, o fazer, os recursos, a solidariedade são multiplicados, e todos podem ser beneficiados.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- Conhecendo a Pastoral da Criança
- >
- Rodas de Conversa