“Tu me teceste no seio materno. Eu te agradeço por tão grande prodígio. e me maravilho com as tuas maravilhas! Quando eu era formado, em segredo, teus olhos viam as minhas ações, e eram todas escritas no teu livro.”
(Sl 139, 13-16)
O material Laços de Amor é um conjunto de cartelas projetadas para apoiar gestantes e suas famílias durante a gravidez. Cada cartela traz informações úteis e orientações sobre como cuidar da saúde e fazer o pré-natal.

As cartelas são numeradas e devem ser usadas mensalmente nas visitas domiciliares, começando com as cartelas 1A e 1B no primeiro mês. Se o acompanhamento começar depois do primeiro mês, use as cartelas correspondentes ao mês da gestação. Além disso, quando o bebê nascer, há cartelas específicas para o acompanhamento do recém-nascido.
A ideia é compartilhar essas cartelas para que a gestante tenha orientações contínuas e um registro do acompanhamento.
Se a primeira visita acontecer no:
- 2º mês: use as cartelas 1A, 1B e 2;
- 3º mês: use as cartelas 1A, 1B, 2 e 3A e 3B;
- 4º mês: leia e converse primeiro sobre as cartelas 1A e 4 e, em seguida, sobre as cartelas 2 e 3A e 3B;
- 5º mês: na primeira visita, leia e converse sobre as cartelas 1A, 4, 2, 3A e 3B; na segunda visita, cartelas 5 e 6;
- 6º mês: faça na mesma ordem sugerida para o 5o mês. Na terceira visita, use as cartelas 7A e 8;
- 7º mês: leia e converse primeiro sobre as cartelas 1A e 7A e 7B e, em seguida, sobre as cartelas 3A, 3B e 5. Na 2a visita leia as cartelas 6 e 8;
- 8º mês: na primeira visita, use as cartelas 1A, 7A, 7B, 3A, 3B e 5; na segunda visita, as cartelas 8 e 9;
- 9º mês: leia e converse sobre as cartelas 1A, 7A, 7B, 8 e 9 na primeira visita.
Importante: a partir do 4o mês de gestação, nem todas as cartelas serão usadas durante a visita. Mesmo assim, estas cartelas devem ser compartilhadas para que a gestante possa ler mais tarde e guardar como lembrança.
Quando o bebê nascer, use as cartelas 10A, 10B e 11. Na visita seguinte, ainda no primeiro mês de vida, use as cartelas 12 e 13. Continue visitando mensalmente e quando o bebê completar três meses, compartilhe a cartela 14. Quando ele completar cinco meses, compartilhe a cartela 15A e 15B.
As cartelas Laços de Amor, de forma geral, tem como objetivo melhorar o envolvimento da gestante e sua família com a gravidez, mostrar as necessidades da gestante, do seu bebê e incentivar que ela faça o acompanhamento pré-natal.
Se a gestante mudar de comunidade, passe todas as cartelas para que ela possa continuar se cuidando.
Em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro:
A paz esteja nesta casa!
Lc 10, 5
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- A importância dos primeiros 1000 dias
- >
- Laços de Amor