Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA)

“Então os apóstolos e os anciãos se reuniram para tratar do que havia acontecido” (At 15,6)

 

Como é importante se encontrar para refletir a missão realizada e suas consequências. Vivemos hoje um mundo marcado por um certo individualismo. E, na Pastoral, é uma atividade praticada desde suas origens. Mas, infelizmente, com o mundo moderno, temos a tendência de realizar o nosso trabalho e não partilhar as experiências que vivenciamos, em todos os seus aspectos.

A Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA) é um momento essencial para que os líderes analisem a situação das famílias que acompanham, discutam resultados mensais e se motivem a buscar soluções para dificuldades. Recomenda-se que a reunião ocorra nos primeiros dez dias de cada mês, com base nas informações coletadas no mês anterior.

O método Ver, Julgar, Agir, Avaliar e Celebrar, utilizado nas capacitações, organiza a RRA. Essa reunião se fundamenta nos indicadores do botão “Resumo do Mês” do aplicativo e nas vivências dos líderes e das famílias. Esses indicadores orientam discussões sobre a situação das gestantes e crianças, enquanto a Folha de Registro das Ações da Comunidade e outros materiais enriquecem a reflexão.

Antes da reunião, é fundamental que os líderes sincronizem seus aplicativos, garantindo que as informações sobre crianças e gestantes estejam acessíveis. Isso facilita a avaliação e o planejamento de ações, possibilitando também a celebração dos progressos alcançados.

As informações disponibilizadas pelos líderes via aplicativo são vitais para a Pastoral da Criança e impactam a sociedade, influenciando políticas públicas.

Por meio da sincronização, a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança recebe dados sobre gestantes e crianças em todo o Brasil, disponibilizados no Sistema de Informação, facilitando o conhecimento das situações:

  • como está a saúde das gestantes e crianças acompanhadas;
  • como as crianças estão crescendo, aprendendo e se desenvolvendo;
  • o que está indo bem na caminhada e que ações precisam ser fortalecidas; e
  • os resultados alcançados.

Os dados de cada comunidade podem ser vistos na internet, no nosso Sistema de Informações, para visualizar, clique aqui.

 

Folha de registro das ações da comunidade

Para ajudar na realização da Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA) orienta-se o uso da Folha de registro das ações na comunidade. Nela são anotados:

Data de preenchimento da folha;

Pontos de atenção que surgirem após avaliação dos indicadores do “Resumo do mês”;

A causa que provocou este ponto de atenção;

A ação que será desenvolvida para solucionar este ponto de atenção;

Quem será o responsável pela ação;

Quando será realizada esta ação;

Como está a realização da ação (este dado só será colocado nos próximos meses, para ver se a ação deu certo ou não).

Deve ser feita apenas uma folha de registro por comunidade, a qual deve ficar com a coordenação de comunidade. Se houver alguma ação a ser realizada pela coordenação de paróquia ou diocese, a coordenadora de comunidade deve encaminhar uma cópia ou foto desta folha de registro para a coordenação de paróquia e conversar com ela sobre as ações que poderão ser tomadas.

Todo mês, após avaliação dos indicadores do “Resumo do mês”, os líderes devem retomar a folha de registro do mês anterior e verificar se as ações foram realizadas e se sim, marcar um X na coluna “Realizada”. Se não, marcar um X na coluna “Não Realizada” e agendar uma nova data para realização.

Acesse a folha clicando aqui.

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