“A festa está pronta. Portanto vão até as encruzilhadas dos caminhos e convidem para a festa todos os que encontrem’. Foram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram. E a sala da festa ficou cheia de convidados” (Mt 22,8-10)
A dinâmica pastoral da Igreja se desenvolve através de uma metodologia: ver, julgar, agir, avaliar e CELEBRAR. Na Pastoral da Criança, o dia da Celebração da Vida é momento de viver este último - o CELEBRAR, que significa manifestar a alegria de que crianças e gestantes são os mais importantes em nossa ação missionária e que mês a mês a graça de Deus vai se manifestando na vida deles. Sem estes não há sentido a Pastoral.
Esta será a primeira reunião de vocês com gestantes, crianças e suas famílias, contando com a ajuda do capacitador para a Celebração da Vida. A organização do evento se baseia no que foi estudado e em sua criatividade em preparar esse encontro. É possível realizar essa etapa em conjunto com a Celebração da Vida mensal que já acontece na comunidade. É uma grande festa para celebrar a missão, a conquistas e a vida de cada pessoa que ali se encontra.
Para uma boa realização da Celebração da Vida alguns elementos são necessários destacar:
Quem participa:
- Líderes em capacitação e, se houver, pessoas de apoio na comunidade;
- Capacitador;
- Gestantes, bebês, crianças até 6 anos e seus familiares acompanhados.
Atividades a serem realizadas:
- Basear-se nas atividades descritas anteriormente.
- O capacitador enviará os líderes para reafirmar seu compromisso com a missão da Pastoral da Criança.
Não esquecer de Informar no aplicativo Pastoral da Criança + Gestante quem participou da celebração da vida:
No app Pastoral da Criança + Gestante, acesse o menu Celebração da Vida. Você poderá responder perguntas sobre a celebração, preenchendo apenas uma vez por mês.
- Selecione o mês correspondente e responda:
- Houve celebração da vida no mês?
- Dia do mês que ocorreu a celebração da vida?
- Houve acompanhamento nutricional nessa celebração?
- A criança cadastrada compareceu na Celebração da Vida?
- O responsável ajudou na celebração? (oração, lanche, brincadeiras)
Os nomes das crianças e gestantes acompanhadas aparecerão, com opções para marcar respostas como 1 ou 2. Finalize clicando em "Salvar"
- Voltar ao menu principal e Sincronizar os dados.
Quando você entrar no menu Celebração da Vida, aparecerá uma listagem de meses, tendo em vista que somente será permitido o preenchimento deste item uma vez a cada mês.
Importante: Selecione o mês correspondente à Celebração da Vida que você quer responder.
Lá haverá duas perguntas:
(1) A criança cadastrada compareceu na Celebração da Vida?
(2) A mãe, pai ou responsável pela criança ajudou na Celebração da Vida? (oração,preparação do lanche, brincadeiras, etc.)
Abaixo das perguntas aparecerá os nomes das crianças e gestantes acompanhadas por você e na frente, à direita, aparecerão dois círculos com os números (1) e (2).
Se você selecionar um deles, eles ficarão com a cor da pergunta. Isso significa que a resposta é SIM .
Caso você não selecione, a resposta será NÃO.
Exemplo 1: Se a criança compareceu, marque a opção (1). Se ela não compareceu, não marque nada.
Exemplo 2: Se a mãe ou responsável ajudou na celebração da vida marcar na opção (2). Se ela não ajudou, não marque nada.
Ao finalizar, clique no botão Salvar.
Lembre-se de sincronizar os dados, após salvar.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- Conhecendo a Pastoral da Criança
- >
- Prática do Dia da Celebração da Vida