Acidentes domésticos
- A família deve cuidar para que cabos de panelas fiquem virados para dentro do fogão. É preciso muito cuidado com o forno quente, para o bebê não encostar nele e se queimar. Se o bebê se queimar, os pais devem fazer compressas com água fria no local da queimadura para diminuir a dor. Não passar nada em cima da queimadura sem receita médica e nem furar as bolhas, para não infeccionar.
- É preciso tirar de perto do bebê coisas que ele possa pegar e se cortar, como vidro, tesoura, facas.
São também perigosas coisas que ele pode colocar na boca e se envenenar, como: remédios, querosene (gasolina), água sanitária, soda cáustica. Por isso os produtos de limpeza NÃO devem ser guardados em garrafas de refrigerante. Se o bebê tomar remédio ou produto de limpeza, deve ser levado imediatamente ao serviço de saúde.
- É preciso tomar cuidado para que a criança não saia sozinha para a rua. Quando os pais saem com ela, devem segurá-la pela mão, para evitar acidentes.
É preciso orientar a família a não soprar ou mastigar os alimentos antes de dar para o bebê. A cárie também pode ser transmitida desse jeito.
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- A criança de um a dois anos e 11 meses
- >
- Pontos de Atenção (de 1 a 2 anos)