
É possível reduzir em mais de 70% a morte súbita de bebês quando ele é colocado para dormir de barriga para cima. A morte súbita é aquela que acontece de maneira inesperada, quando o bebê está dormindo, e não tem explicação aparente, mas a posição de bruços aumenta muito o risco de morte súbita por asfixia seja por dificultar a respiração do bebê, seja porque o conteúdo que está no estômago, quando volta, cai direto na traqueia, que está localizada na região anterior do pescoço, impedindo a passagem do ar. Para isso oriente os pais para:
- Colocar o bebê para dormir de barriga para cima.
- Amamentar: até o 6º mês dar somente leite materno.
- Não fumar e nem deixar que fumem dentro da sua casa, principalmente durante a gestação e na presença de crianças pequenas.
- Não agasalhar demais o bebê.
- Deixar fora do berço travesseiros, brinquedos, almofadas e outros objetos fofos.
O bebê precisa de um lugar seguro para dormir, de preferência calmo e arejado. Se a casa fica num local que tenha mosquito ou muriçoca, é bom cobrir o lugar em que o bebê dorme com um mosquiteiro ou cortinado.
Entenda tudo nos desenhos e lendo a nota de alerta da SBP pelo link: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23990b-NotaAlerta-Recomend_AAP_SonoSeguro_1ano.pdf
Mais informações em, leia a entrevista: clique aqui.
Para escutar a entrevista, clique aqui.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- O bebê até seis meses
- >
- Dormir de barriga para cima é mais seguro