É preciso tomar cuidado para que a criança não saia sozinha para a rua. Quando os pais saem com ela, devem segurá-la pela mão, para evitar acidentes.
Guarde bem o creme dental, pois há crianças que comem todo o creme do tubo de uma só vez.
Durante o dia, a criança já controla o xixi e o cocô, mas ainda pode fazer xixi na cama à noite. Por isso é bom sempre levar a criança para fazer xixi antes de ir dormir.
Se a criança for agredida por algum animal, o local deve ser lavado com água e sabão e a criança deve ser examinada para saber se é necessário tomar soro ou vacina. Se ela colocar na boca uma planta venenosa, é preciso que seja levada, com urgência, ao médico. Para evitar intoxicações ou envenenamentos, oriente a família para que:
- mantenha produtos de limpeza e medicamentos fora do alcance da criança;
- nunca troque produtos de limpeza de sua embalagem normal para outras embalagens, como garrafas plásticas. A criança pode se confundir;
- quando precisar dar remédio para a criança, não diga que é balinha (rebuçadas) ou doce;
- tenha cuidado com plantas que possam ser tóxicas.
Líder, se acontecer uma intoxicação, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo, de preferência que atenda emergências, levando também a embalagem do produto ou o que causou a intoxicação. Não se deve provocar o vômito!
Para prevenir afogamentos, oriente a família para:
- Jogar fora a água de baldes e vasilhames logo após o uso;
- Cuidar com tanques de lavar roupa, rios e cavas;
- Ter muito cuidado com as piscinas, sejam elas descartáveis ou de qualquer tipo de material,tendo a atenção de cobri-las, para evitar afogamentos.
É fundamental não deixar as crianças sem que um adulto esteja cuidando.
Líder, também é bom conversar com a família sobre o risco da criança engolir objetos ou pequenos alimentos, que, se forem para o pulmão, podem causar pneumonia grave. É bom ter cuidado também com chicletes (pastilhas), pipocas, balas (rebuçadas), caroços, pirulitos (sambapitos) e moedas.
CRIANÇAS ENTRE 6 E 12 ANOS
Aconselha-se que o contato com as telas (celular, tablet, tv, computador etc) seja de no máximo duas horas diárias, mas não interruptas. Esse tempo deve ser dividido em frações de 20 a 30 minutos no decorrer do dia e com a supervisão e participação de um adulto responsável.
Momento de alerta para o desenvolvimento de baixa autoestima e autoimagem, questões relacionadas a saúde mental e exposição ao bullying.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- A criança de três a cinco anos e 11 meses
- >
- Pontos de Atenção (3 anos a 5 anos e 11 meses)