Prática da visita domiciliar

 

“Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: ‘Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?’ Eu respondi: “Aqui estou. Envia-me!’” (Is 6,8)

 

A missão de responder ao chamado de Deus e cumprir o mandato de Cristo é presente no decorrer de nossa humanidade. Somos chamados a ser missionários no mundo em que vivemos. Acreditemos. É Deus quem nos chama e nos envia a sermos sinal de seu Reino no meio dos povos, juntos às crianças e gestantes de nossas comunidades.

 

A visita domiciliar é considerada a principal atividade da Pastoral da Criança e, para garantir a qualidade dessa ação, cada líder voluntário acompanha gestantes e até 15 crianças da sua comunidade.

Essas visitas mensais permitem conversar com calma, orientar as gestantes e famílias e compartilhar informações sobre saúde, bem estar, alimentação saudável e desenvolvimento infantil. Também é uma oportunidade de promover a paz, a cidadania e incentivar hábitos de vida saudáveis.

Então, é hora de praticar! Seu capacitador irá organizar essa prática junto com vocês, líderes em formação. A ideia é que vocês caminhem pela comunidade e batam de porta em porta procurando por gestantes, especialmente durante o início da gestação. Isso é o que chamamos de “Mutirão em busca das gestantes”, que será visto na próxima etapa. 

Ao encontrar uma gestante, explique com carinho o trabalho da Pastoral e pergunte se a gestante deseja ser acompanhada. Caso ela aceite, faça o cadastro no aplicativo e, sempre que possível, já realize a primeira visita domiciliar.

Para isso, basta clicar em “Nova visita” dentro do menu de cada gestante.

Ao iniciar a visita pelo aplicativo, várias perguntas estarão disponíveis conforme o período gestacional. Essas perguntas formam um roteiro com os principais temas a serem abordados com a gestante, de forma acolhedora e organizada.

A maioria das perguntas contém o botão “Saiba mais”, que dá acesso a conteúdos deste e-Guia relacionados ao tema abordado. Assim, é possível esclarecer dúvidas e oferecer orientações relevantes de maneira simples e efetiva.

Líder, lembre-se: sempre que chegar à casa de uma gestante, acesse o aplicativo e clique em “Realizar nova visita”. Isso facilita o diálogo, garante um acompanhamento mais completo e permite mostrar imagens e vídeos que podem ajudar a tornar esse momento ainda mais especial.

Você está aqui: