O bebê se movimenta cada vez mais. Ao final do quarto mês, ele mede de 10 a 12 centímetros e pesa aproximadamente 220 gramas.
No quinto mês, chupa os dedos e faz careta. Abre e fecha os olhos, mexe as mãos e pés. Nesse mês, o bebê cresce bastante, pode chegar aos 25 centímetros e pesar até 500 gramas.
Estudos recentes mostram que o tato é o primeiro dos sentidos a se desenvolver e se inicia entre a 5ª e 12ª semanas de gestação. A audição é o segundo a aparecer (a partir da 12ª semana de gestação). No sexto mês, começa o desenvolvimento do paladar do bebê. A visão será o último dos sentidos a se desenvolver.
O bebê já reage a estímulos externos, como luz e música, e também percebe os barulhinhos físicos da mamãe, como o bater do seu coração.
No sexto mês, o bebê reage a outras vozes, além da voz da mãe. Os pais podem fazer orações e cantar perto dele. Se já têm outros filhos, é bom animá-los a conversar com o irmãozinho e acariciar a barriga da mãe. Isso aumenta a ligação da família com o bebê.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- A gestante no 2º trimestre de gravidez
- >
- Falando sobre o bebê (2º trimestre de gestação)