Os cuidados com a higiene precisam ser ensinados com paciência para a criança. O exemplo dos pais ao repetir o ato de lavar as mãos todos os dias com os filhos contribui para criar esse hábito, e toda a família fica mais saudável.
Mesmo quando parecem limpas, as mãos podem estar contaminadas por germes. Essa contaminação, além de ser transmitida pelo toque entre as pessoas ou no contato com objetos contaminados, costuma provocar diarreias, vômitos e doenças como gripes, resfriados, hepatites e alguns tipos de meningite.
Para as mãos ficarem realmente limpas elas precisam ser bem lavadas com água e sabão, sempre após usar o banheiro, antes das refeições ou ao chegar em casa. Com higiene evitamos transmitir doenças e demonstramos respeito pelo próximo.

Saúde da boca
A saúde da boca depende de uma boa alimentação e da limpeza dos dentes. Os pais precisam cuidar da limpeza da boca da criança, fazendo a escovação dos dentes após as refeições, depois de comer alimentos açucarados e antes de dormir.
A partir dos dois anos, a maioria das crianças já tem todos os dentes de leite. Pode usar creme dental desde o aparecimento dos primeiros dentinhos, mas em pouca quantidade, pois até os três anos de idade não consegue cuspir todo o creme. O excesso de creme dental, quando engolido, pode causar problemas nos dentes permanentes que ainda vão nascer. Por isso, a recomendação é que se use pasta infantil com flúor, na quantidade equivalente a 1 grão de arroz cru, enquanto não consegue cuspir e de uma ervilha quando conseguir cuspir a pasta.

A criança já pode escovar seus dentes, mas sempre com a ajuda de um adulto. Ela precisa ser ensinada da seguinte maneira:
- escovando (varrendo) de cima para baixo os dentes superiores e de baixo para cima os inferiores — esse movimento deve ser feito tanto na parte de dentro, próxima à língua, como na parte que fica junto da bochecha;
- limpando a parte plana dos dentes com movimento de vaivém, em especial os dentes de trás;
- escovando bem a língua e as gengivas.
O cuidado diário com a limpeza dos dentes evita o aparecimento de cáries, que causam dor e infecção, prejudicando a saúde e a vida normal da criança.
Cuidados gerais
A partir dos três anos a criança já sabe cuidar melhor de sua higiene, mas o acompanhamento dos pais sempre é muito importante. As unhas também merecem atenção. Precisam ser mantidas curtas e limpas, pois se ficarem sujas podem carregar germes quando a criança se coça.
Também a criança já sabe se lavar e se vestir sozinha. Ela aprende hábitos de higiene quando a família mantém a casa limpa, estimula a criança a fazer sua própria higiene, verifica e elogia quando ela faz isso.
As crianças gostam de animais de estimação. O contato com eles pode ser uma das formas de aprenderem a ter obrigações, cuidando do seu animalzinho. Mas é necessário tomar alguns cuidados com a higiene do animal e não deixá-lo dormir junto com a criança. Os animais de estimação também podem trazer doenças.