Missão da Pastoral da Criança

 

“Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo”  (1Cor 12,4-6.12)

 

Com estas palavras da Carta de São Paulo à Comunidade de Corinto, somos convidados a compreender que a Igreja, como desejada por Cristo, é este Corpo Místico. Ela é una, mas se organiza através de diversas frentes de ação pastoral.

 

A Pastoral da Criança, como uma destas frentes de ação, é um Organismo de Ação Social vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB, e faz parte da Comissão Episcopal para a Ação Sócio Transformadora.

Alicerça sua atuação na organização comunitária e na capacitação de líderes voluntários que moram na comunidade e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).

Suas principais ações são o acompanhamento de crianças de zero a seis anos e acompanhamento de gestantes. A missão é toda baseada no tripé de ações que é formado pelas Visitas Domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.

Além disso, atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas, em todos os níveis da federação, e promove Campanhas de mobilização, de realização própria e em parcerias.

 

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância.” (Cf. Jo 10, 10).



Para saber mais sobre a história de amor e esperança que a Dra Zilda escreveu, clique aqui.

Você está aqui: