Laços 12 - O primeiro mês de vida


O PRIMEIRO MÊS DE VIDA

Mamãe e papai! Choro quando quero colo, quando tenho fome, dor, frio ou porque estou molhado. Esse é o meu jeito de dizer o que sinto. Aos poucos vocês vão entendendo melhor o que eu preciso!

Mamãe e Papai! Que seu lar possa dar a essa criança o amor e a felicidade que ela merece!

A presença e a envolvimento do companheiro e das pessoas da família são muito importantes para a sua tranquilidade e a do bebê.

O pai não pode dar o peito, mas pode dar apoio para você, dando banho, trazendo o bebê para mamar, pegando no colo para arrotar, para fazer dormir, ajudando a arrumar a casa...

Procure descansar nos horários em que o bebê dorme, para poder dar a atenção que ele precisa quando acorda para mamar.

Pegar o bebê no colo quando ele chora não o acostuma mal. Para ele, isso é sinal do amor e da atenção dos pais e faz com que ele se sinta mais seguro.

A melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima em superfície reta (não fofa) sobre um colchão firme e plano num berço sem inclinação (0º)  e sem travesseiros. Assim ele respira melhor e não tem perigo de vomitar.

O bebê pode passear durante o dia desde que bem protegido da exposição direta ao sol com sombrinhas, bonés e roupa com proteção devido o risco de queimaduras solares ser maior e não haver ainda filtros solares adequados para essa idade.

Lembre de ir à consulta de revisão do parto. Leve o bebê para tomar a vacina BCG, contra Tuberculose, se ainda não tiver tomado. Ele precisa tomar:

Com um mês e quinze dias de idade, é possível o bebê tomar a primeira dose da vacina:

  • contra a diarreia por rotavirus;

Aos dois meses de idade, o bebê precisa tomar a primeira dose das vacinas:

  • contra a paralisia infantil;
  • contra bactérias tipo pneumococo, que causam doenças graves como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia;
  • vacina pentavalente, é uma composição combinada contra: tétano, hepatite B, coqueluche (tosse comprida), difteria e meningite (causada pelo Haemophilus influenza tipo B)

Você está aqui: