Aleitamento materno

O aleitamento materno é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. Vamos ver por quê?

O leite materno é completo para o bebê. É o único alimento que ele precisa até os seis meses de idade e recomenda-se que seja dado até os dois anos ou mais. Por isso, é bom conversar com a gestante, com o companheiro e com toda a família sobre a importância da amamentação. Quando todos ao redor incentivam o aleitamento materno, a mãe fica mais tranquila e amamenta seu bebê por mais tempo.

As conversas sobre amamentação podem se basear no que a gestante e seu companheiro querem saber. Isso facilita que as orientações do líder sejam ouvidas e colocadas em prática.

Um bom começo é conversar sobre as experiências de amamentação que a gestante conhece. O que irmãs, avós, sogra, mãe, amigas e o companheiro falam sobre a amamentação pode influenciar a gestante na sua vontade de amamentar. Explique que amamentar é o jeito mais saudável, barato e simples de alimentar o bebê.

Atenção: Para visualizar este vídeo você precisa estar conectado à internet. Caso tenha pacote de dados, estes serão usados para reproduzir este vídeo.

Também é bom conversar com ela sobre as modificações de seu corpo. O próprio organismo da gestante se prepara para a amamentação. Por isso não se deve, por exemplo, passar bucha, toalha áspera ou esticar o bico do seio com os dedos para fortalecer o mamilo, como era recomendado no passado. Veja o vídeo abaixo:

Algumas mulheres pensam que seus mamilos são curtos para amamentar. É bom falar que o tipo de mamilo não interfere na amamentação. Afinal, é embaixo da aréola (parte escura em volta do mamilo) que estão os canais que guardam o leite.

Líder, para animar a mãe a amamentar, converse sobre as vantagens da amamentação para o bebê:

  • O leite de peito contém tudo que o bebê precisa para se desenvolver, além de substâncias (anticorpos) que o defendem contra doenças , como alergias, diarreia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias;
  • Ele é de fácil digestão;
  • Mamar desenvolve e fortalece a musculatura da boca do bebê, melhorando a mastigação, o ato de engolir e a fala;
  • É um momento muito especial, que fortalece a relação entre mãe e filho e transmite segurança, carinho e o amor de que ele precisa para se desenvolver bem;
  • O leite materno é um alimento completo.

Vantagens da amamentação para a mãe:

  • Ajuda a diminuir o sangramento após o parto, fazendo com que o útero e o volume dos seios voltem ao tamanho normal mais rapidamente;
  • Aumenta o vínculo afetivo com o bebê;
  • Nos primeiros seis meses, a amamentação impede a ovulação, atuando como um anticoncepcional natural. Mas, para que a mulher não engravide, é preciso que o bebê mame só no peito, sempre que tiver vontade, sem tomar chá ou água;
  • É econômico e já vem pronto;
  • Diminui o risco de câncer de mama, de endométrio e de ovário.

 

Além disso, é muito importante conversar e orientar a mãe a evitar ao máximo utilizar aparelhos eletrônicos (como celulares) durante a amamentação. 

Nesse momento, o olhar, as carícias e atenção devem ser destinados totalmente ao bebê. Ao utilizar as telas, tanto a mãe como o bebê ficam distraídos, podendo prejudicar a interação entre eles, o estabelecimento do vínculo afetivo, além de poder prejudicar a pega correta, dentre outras questões.

Por isso, quando ocorre a amamentação, é importante buscar dar atenção total com afeto e possibilitando que o vínculo seja estabelecido de maneira positiva e afetuosa.

Amamentação: É bom para a mãe e melhor ainda para o bebê!

Foste tu que me fizeste sair do seio materno, me fizeste descansar sobre o peito de minha mãe. Sl 22, 10

 

Você está aqui: