
A gravidez é um momento de muitas mudanças na vida da mulher. Carregada de expectativas, incertezas, medos, aflorando em cada gestante sentimentos diferentes e únicos. Nesse período ocorrem transformações físicas, hormonais, emocionais, sociais, que são significativas e pedem uma compreensão maior principalmente dos familiares, amigos e rede de apoio da gestante. Ter essa compreensão, facilita que a mulher tenha uma gravidez mais tranquila, saudável e com o suporte necessário.
Nessa primeira conversa, é importante que exista um acolhimento dessa gestante e/ou se houver um companheiro, escutando o que eles têm a dizer sobre a gravidez. Algumas mulheres ficam felizes quando descobrem a gravidez, outras sentem medo, insegurança, não estavam planejando e ainda estão passando pela fase de assimilar a situação. Além disso, alguns casais também podem ter questionamentos sobre esse momento, incertezas e medo de não conseguir cuidar do bebê.
Mães que estão na sua primeira gestação podem não saber sobre a importância de realizar o pré-natal, principalmente por estarem se sentindo bem, ou no caso de mulheres que já têm filhos, podem achar que não é necessário realizar o pré-natal novamente.
No caso de gravidez na adolescência, é comum que elas tentem esconder a gravidez por inúmeros motivos, medo da reação do companheiro, pais, familiares, amigos e a sociedade como um todo. No momento da visita domiciliar, é importante orientar a família sobre a importância do apoio e compreensão deles com a gestante, para que ela consiga viver esse momento com maior segurança, sabendo que não está sozinha e está amparada. É importante orientar que ela deve iniciar o pré-natal o mais cedo possível.
Líder, todas as gestantes precisam do seu acompanhamento, mesmo as que já têm outros filhos, afinal, uma gravidez é diferente da outra. Algumas gestantes podem precisar mais da sua ajuda, especialmente se sentirem falta de alguém para partilhar suas alegrias, inseguranças e dificuldades.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- A gestante no 1º trimestre de gravidez
- >
- Conversando com a gestante e sua família