1ª Sessão: Dignidade da criança e direitos da criança
Encontro 1 – A sacralidade da vida: Defender a dignidade das crianças
OBJETIVO
Identificar e refletir sobre a importância da dignidade da criança como princípio fundamental presente em todas as religiões e como as tradições religiosas podem ajudar a proteger e afirmá-la.
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- Papel e canetinhas em cores diferentes; e os
- tópicos “A Dignidade da Criança” e “Direitos da Criança” do conteúdo complementar desta etapa.
COMO VOCÊ PODE FAZER:
1. Dê boas-vindas aos participantes da sessão e explique seu objetivo. Crie um ambiente calmo para a sessão: você pode usar música, tocar um instrumento ou convidar participantes para tocar.
2. Compartilhe que o respeito pela vida humana e pela dignidade da criança, conforme expresso na Convenção sobre os Direitos da Criança, é um princípio fundamental encontrado nas religiões e tradições espirituais. Compartilhe uma escritura sagrada/reflexão teológica. Você pode também consultar o site do Consórcio para ver algumas sugestões (está em inglês, mas é possível usar a ferramenta de tradução do navegador de seu computador). Certifique-se de incluir todas as religiões dos participantes ao selecionar as escrituras/reflexão teológica.
3. Convide os participantes a:
- Compartilhar outras escrituras/reflexões teológicas que eles lembram que defendem a dignidade, a vida e a proteção das crianças.
- Refletir sobre como as diferentes religiões e tradições espirituais vêem a criança e quais são seus princípios orientadores quando se trata de como ela deve ser tratada.
4. Pergunte aos participantes: Que tipo de atividades, práticas e rituais de sua tradição religiosa ou espiritual ajudam a criar ambientes seguros para crianças, onde seus direitos são protegidos e sua dignidade é respeitada? Veja se são mencionadas crenças ou práticas sobre as quais os participantes possam refletir em pequenos grupos e, em seguida, compartilhe suas discussões com o grupo todo.
5. Conclua a sessão compartilhando o seguinte com os participantes:
O respeito pela vida e pela dignidade da criança é um princípio fundamental encontrado nas religiões e tradições espirituais. A crença de que todos os seres humanos, incluindo crianças, merecem ser respeitados e tratados com dignidade – sem discriminação com base em raça, etnia, ascendência, gênero, status socioeconômico ou outro status – existe em todas as tradições.
A dignidade da criança é inerente, intrínseca (própria, natural) e sagrada. Não depende da idade, sexo,desenvolvimento mental ou físico da criança ou qualquer outro fator. Isso chama os adultos a tratar as crianças com a maior reverência e amor, expressando isso nas interações com elas e no cuidado, respeito e carinho fornecidos para seu desenvolvimento saudável e integral.
A dignidade inerente à criança também está incorporada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CDC), que reconhece as crianças como indivíduos de direito próprio.
|
RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES Convide os facilitadores para…
|
- e-Capacitação
- >
- Facilitadores em e-Espiritualidade
- >
- 1ª Sessão-Módulo 1
- >
- Encontro 1