Nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. (Mc 4, 22)
A transparência é um dos valores da Pastoral da Criança. Em seu Estatuto, artigo 46, está determinado que, na sua gestão administrativa, a Pastoral da Criança:
I – observa os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência;
II – adota práticas de gestão administrativa necessárias e suficientes a coibir a obtenção, de forma individual ou coletiva, de benefícios ou vantagens pessoais, em decorrência da participação no respectivo processo decisório;
III – presta contas:
- observando os procedimentos contábeis pelas leis de regência brasileiras.
- dando publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exercício fiscal, ao relatório geral de atividades e às demonstrações financeiras da entidade, colocando-os à disposição para exame de qualquer cidadão.
- realizando auditoria, inclusive por auditores externos independentes, se for o caso, sobre a totalidade de suas contas.
IV – adota norma própria para regulamentar os processos de aquisição de bens, serviços e a realização de obras e investimentos;
V – presta conta de todos os recursos e bens de origem pública recebidos em conformidade com o parágrafo único do artigo 70, da Constituição Federal.
Em atendimento ao que prescreve o Artigo 46 do Estatuto, a Pastoral da Criança, em 2021, realizou os seguintes procedimentos:
- Contratou a empresa de auditoria independente KPMG Auditores Independentes, considerada uma das 4 maiores empresas de auditoria do mundo, para avaliar as demonstrações financeiras que, desde 2017, são auditadas por ela.
Em 16 de dezembro, foi emitido o relatório previo dos auditores independentes, para avliação da Assembleia geral, dando parecer favorável para as demonstrações contábeis da Pastoral da Criança. - A administração da Pastoral da Criança, após o parecer favorável às demonstrações financeiras, irá submetê-las para aprovação dos demais órgãos: Conselhos Diretor, Econômico e Fiscal.
- Em relação a publicidade de suas demonstrações financeiras, a Pastoral da Criança publica anualmente suas demonstrações financeiras em jornal de grande circulação, mantendo parceria com Jornal Valor Econômico há mais de 10 anos; mantém também em seu Portal de Transparência, disponível a todo cidadão, todas as demonstrações financeiras desde sua fundação, informações sobre convênios e contratos, bem como relatório de todas as prestações de contas de recursos enviados às Dioceses. https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Portal_da_Transparência
Continuidade Operacional
Um tema que tem a atenção da administração da Pastoral da Criança é com relação à continuidade operacional das ações, sendo, inclusive, este tema avaliado também pela empresa de auditoria independente.
Como poderá ser comprovado a seguir, quando da avaliação das demonstrações financeiras, a Pastoral da Criança tem disponível reservas, fundos e convênios em execução na ordem de R$ 57,3 milhões.