Conselho Nacional de Saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937. As atribuições atuais do CNS estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.

Resultados:


Como representante da CNBB no CNS, participo das reuniões regulares do Conselho Nacional de Saúde com objetivo de fiscalizar, acompanhar, construir e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por  controle social na saúde.
Participação na definição de prioridades para a agenda política, bem como na formulação, no acompanhamento e no controle das políticas públicas. Além disso, é importante ressaltar que estes permitem a inserção de novos temas e atores sociais na agenda política. 

Observações, sugestões e encaminhamentos:


A CNBB ofereceu para todos os Conselheiros Nacionais que atuam no âmbito dos regionais da CNBB e Dioceses uma formação para que pudéssemos ter a identidade da Igreja em Políticas Públicas. A Formação foi virtual e foram realizadas 10 rodas de conversa (todas as segunda-feiras). A formação iniciou no mês de julho de 2020 e finalizou em outubro 2020. Ainda  estamos dando continuidade,  iniciando a execução do plano de ação aqui no DF, no qual envolvemos o novo arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa. Já tivemos um primeiro diálogo com ele sobre a nossa proposta e ele está de acordo. Agendaremos uma reunião assim que for empossado.