dra zilda arns neumann no escritorio“Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos”. Sl 91, 11

 

Fundada em 1983, a Pastoral da Criança, ao longo dessa caminhada, procurou sempre aperfeiçoar sua maneira de agir, para que,além de salvar milhares de vidas, possa também apoiar as famílias e comunidades nas quais atua para garantir a vida plena das crianças. Sendo assim, um dos aspectos a ser contemplado em nosso trabalho é o das brincadeiras infantis.

Para a criança brincar é uma necessidade. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar. Por saber do valor dessa atividade para o desenvolvimento das crianças, a Pastoral da Criança criou a “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Esta ação vem complementar as Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania contribuindo na criação de condições favoráveis ao desenvolvimento das crianças acompanhadas. É importante que, em todas as milhares de comunidades que acompanhamos, tenhamos um brinquedista que possa promover muitas oportunidades para as crianças brincarem.

Dra. Zilda

“A criança tem direito de brincar, que é fundamental para se desenvolver bem; tem direito de ser bem tratada onde estiver, com o maior respeito pela família e na comunidade. A criança que é respeitada aprende a respeitar e se torna cidadã, isto é, aquela pessoa que cumpre com suas obrigações e procura que seus direitos sejam cumpridos”.

Papa Francisco

“Ao nosso redor, há muitas famílias que se encontram na situação chamada ‘irregular’ (palavra de que não gosto). Nós nos perguntamos: Como ajudá-las? Como acompanhá-las para que as crianças não sejam ‘reféns’ do pai ou da mãe? Peçamos ao Senhor uma fé grande para vermos a realidade com o olhar de Deus; e uma caridade grande, para nos aproximarmos destas pessoas com coração misericordioso”.

O brinquedista, é o responsável por fazer as brincadeiras acontecerem no Dia da Celebração da Vida e em outros momentos de encontro com as crianças e suas famílias. Ele organiza oficinas de confecção de brinquedos, participar da criação de espaços limpos e seguros para o brincar na sua comunidade. São muitas as oportunidades que você vai encontrar, junto com os líderes, para realizar esse trabalho tão importante.

Você também estará contribuindo para tornar mais presente o mandamento número 3 da Paz na Família: “Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas”. 

Esta publicação foi feita para você. Ela pretende servir de apoio para as capacitações e para o seu trabalho prático junto às crianças e suas famílias. Foi elaborada depois de muita conversa com brinquedistas, multiplicadores e capacitadores e procura trazer, na medida do possível, as solicitações e as contribuições que cada um fez. Agradecemos muito a todos que nos ajudaram a escrevê-la. 

A você, brinquedista, o “anjo da guarda” das brincadeiras das crianças desejo, com muito carinho, que possa incentivar e guardar “os caminhos do brincar” na sua comunidade.

Dra. Zilda Arns Neumann • Fundadora da Pastoral da Criança

Assinatura zilda arns neumann

 

 

 

44º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem”.

A Pastoral da Criança tem como objetivo levar vida em abundância para todas as crianças, e isso inclui assegurar o direito de Desenvolvimento Infantil de maneira plena. A brincadeira tem um papel muito importante para garantir esse desenvolvimento, por isso nossos líderes aconselham os pais a brincar com seus filhos, pois além do desenvolvimento intelectual, as crianças vão desenvolver laços afetivos com os pais.