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 Foto: Eli Pio

Como a criança pode aprender e se desenvolver

Nessa idade, a criança já consegue brincar de faz de conta sem usar os brinquedos que são miniaturas dos objetos dos adultos. Por exemplo: ela fala que vai dar comida para sua filha, então imagina que está com um pratinho na mão dando comida para a sua boneca. Ou então imagina que é o pai no caminhão, pega uma coisa redonda, por exemplo, e começa a dirigir (conduzir).

A brincadeira de faz de conta ajuda a desenvolver o pensamento da criança, que agora se apoia em ideias e palavras. A criança aprende que pode pensar sobre uma coisa falando sobre ela. Por exemplo, ela fala “carro” e pode pensar muitas coisas sobre ele sem estar vendo o carro: qual sua cor, quantas rodas tem, como dirigir o carro.
A imaginação e o pensamento apoiado em ideias e nas palavras são importantes porque ajudam a criança a ler e escrever.

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Foto: Eli Pio

As pessoas da família têm oportunidade de ler para a criança?

Ler, escrever e contar são conhecimentos importantes para um cidadão. A criança começa a aprender isso nas conversas, brincadeiras e atividades que faz junto com sua família. Quando alguém lê para ela histórias da Bíblia, de revistas, de livros ou cartas de parentes, está ajudando a criança a entender que coisas escritas comunicam ideias e notícias. Com isso ela pode começar a se interessar por aprender a ler.
A criança continua curiosa. Pode, por exemplo, perguntar de onde vêm os bebês, principalmente quando a mãe ou alguém que ela conhece está grávida. É bom responder somente ao que ela perguntar, de forma bem simples e sem mentira.
A criança gosta de ouvir os pais contando casos da família, dos amigos. Gosta quando eles falam de coisas que valorizam, como seu trabalho, sua religião, seus sonhos. Assim, ela aprende também a contar seus casos e histórias e a ter seus próprios sonhos.

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Foto: Arquivo da Pastoral da Criança

As pessoas da família valorizam e animam a criança a desenhar?

A maioria das crianças gosta muito de desenhar. Quando os pais valorizam o desenho, a criança se sente capaz, fica feliz e animada a desenhar mais.

Quase sempre a criança não desenha o que vê, mas o que sabe das coisas e o que acha mais importante nos objetos.
Agora, a criança já pode desenhar formas que parecem o sol, bonecos e casas. Ela aprende que, pelo desenho, pode contar alguma coisa para outra pessoa. Por isso, o desenho também ajuda a criança a aprender a ler e escrever.

A criança agora sabe falar o que faz, pensa e sente, usando muitas palavras e frases maiores. Responder às perguntas dela e ouvir suas opiniões é uma forma de mostrar atenção e respeito pela criança e ajudá-la a falar cada vez melhor.

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Foto: Pedro Serápio

As pessoas da família mostram ou convidam a criança a participar de suas atividades?

A criança gosta de fazer certas atividades da casa junto com os adultos: varrer o chão ou lavar uma roupa, dar comida para os animais. Ela gosta muito de aprender o que eles fazem no trabalho. Quando pode participar de atividades junto com os pais e irmãos maiores, ela aprende a ajudar os outros, sente-se mais capaz e começa a entender o valor do trabalho para as pessoas.

Por volta dos cinco anos, a criança gosta de participar de jogos em que precisa seguir regras. Por exemplo, o jogo de dominó — em que só pode juntar peças com quantidades iguais; na amarelinha — em que precisa esperar sua vez e não pode pular pisando na linha. É bom os adultos jogarem com ela. Assim, podem, pelo exemplo, ensinar a ela a conviver bem, respeitando os outros.

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Foto: J. R. Ripper

O contato com plantas e animais faz a criança aprender a gostar e a respeitar a natureza. Mas a família precisa ensinar à criança sobre os animais perigosos, como cobras, aranhas, escorpiões e mostrar as plantas que são venenosas, para que ela aprenda a se defender deles.

Acidentes domésticos
Se a criança for agredida por algum animal, o local deve ser lavado com água e sabão e a criança deve ser examinada para saber se é necessário tomar soro ou vacina. Se ela colocar na boca uma planta venenosa, é preciso que seja levada, com urgência, ao médico.

A família deve tomar cuidado com pessoas estranhas na comunidade, procurando saber quem são e o que fazem. É preciso ensinar à criança que ela não deve acompanhar ou ir para a casa de pessoas que sua família não conheça.

É bom a família ensinar para a criança o nome do lugar onde moram e o nome completo dos pais. Com isso, no caso de se perder, ela não fica tão assustada e pode indicar onde fica sua casa.

É preciso que a família tome cuidado para que a criança não brinque com fogo e não fuja para a rua. Ficando sozinha fora de casa, ela pode ser atropelada, pode se afogar em lagoas, rios, valetões, piscinas e pode também ser sequestrada (raptada).

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Foto: Arquivo da Pastoral da Criança

Hoje em dia, a maioria das famílias tem televisão em casa. As crianças, desde bem pequenas, assistem não só aos programas feitos para elas, mas também aos de adultos. Isso varia em cada família. A televisão é, portanto, uma das fontes das quais as crianças recebem informações e exemplos de comportamento.

Para entender aquilo a que assiste, a criança precisa encontrar, na família, momentos para conversar e brincar sobre o que a televisão apresenta.

Ainda não se sabe bem em que a televisão ajuda e em que prejudica o desenvolvimento da criança. O que se sabe é que assistir à televisão muitas horas por dia prejudica a criança: não é recomendável que a televisão substitua as brincadeiras e as conversas com a criança.

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Foto: J. R. Ripper

A criança frequenta a pré-escola?

Educação infantil - Pré-escola

A partir dos quatro anos é importante a criança frequentar uma pré-escola, a qual deve ter uma proposta pedagógica que leve em conta o modo como a criança vive, aprende e se desenvolve. Na pré-escola, a convivência entre crianças, e também entre adultos e crianças, deve valorizar o diálogo e o respeito ao próximo, bem como a ampliação de saberes e conhecimentos.

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Foto: Eli Pio

Quando vive em um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, a criança pode se desenvolver porque participa de atividades feitas junto com as pessoas de quem ela gosta e que gostam dela. São atividades do seu dia a dia e do lugar onde vive. Por isso, têm sentido e são importantes para a vida dela.

Se a criança vive no campo, tem mais oportunidade de aprender a cuidar de animais, de andar a cavalo. Se ela vive na cidade, tem mais oportunidade de aprender a ligar uma televisão, a andar de ônibus (autocarro). Se a criança vive numa família que tem fé, aprende a amar e a respeitar a Deus e a seu próximo. Se a criança vê os pais e familiares em atitudes de respeito, honestidade e responsabilidade, vai aprendendo a agir assim.

Cada criança aprende a seu modo e no seu tempo o que as pessoas ensinam para ela. Quando a criança é animada e ajudada pelo adulto e por outras crianças maiores a fazer o que ainda não sabe, ela consegue fazer. Criança não se desenvolve sozinha.

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Foto: Teotônio Roque

Alimentação

Os cuidados na alimentação devem continuar durante o crescimento da criança. Para tanto, é importante que a família se alimente bem, pois a criança vai comer o que os pais comerem.

A alimentação saudável faz parte de um processo de aprendizagem. Por isso é importante despertar a curiosidade da criança para conhecer as diferentes cores, formas e texturas dos alimentos.

Para facilitar esse processo as crianças podem participar da preparação da comida, ajudando nas atividades fáceis e sem perigo, como lavar uma verdura, colher um temperinho na horta ou ajudar a escolher uma fruta na feira. Assim, elas conhecem mais sobre os alimentos da região em que a família mora e aprendem naturalmente a gostar de comidas saudáveis.

Para uma boa educação alimentar, algumas dicas podem ajudar:

  • É importante e educativo estabelecer horários para as refeições, mas sem rigidez para não transformar esses momentos, que devem ser agradáveis, em fonte de nervosismo e agitação.
  • É muito bom que as refeições sejam feitas em família, com a televisão desligada. As refeições são ótimas oportunidades para conversar com a criança e saber o que ela está sentindo e pensando.
  • Preparar pratos coloridos que chamem a atenção das crianças e despertem o apetite.
  • Estimular a mãe a não desistir no primeiro “não gosto disso” ou diante das caretas das crianças. A paciência e a dedicação são preciosas na educação alimentar. A criança tem todo o direito de recusar, assim como de experimentar de novo.
  • Lembrar que não há necessidade de acrescentar açúcar nos sucos, leite e chás.
  • Para as mães e os pais de filhos que precisam de dieta, é educativo combinar com a criança o alimento que ela vai comer, e conversar com ela sobre os motivos para evitar alguns tipos de alimentos e se alimentar mais com outros.
  • A família pode fazer a sua horta caseira, utilizando pequenos espaços de seu quintal para cultivar temperos e hortaliças.