Para dar andamento à capacitação, após as orientações iniciais, é preciso orientar que as pessoas iniciem a leitura das etapas em casa, façam as revisões de conteúdo de cada nível e sincronizem o aplicativo.
Para acompanhar a realização das e-Capacitações, o capacitador ou multiplicador pode entrar no sistema de informação da Pastoral da Criança. As figuras abaixo mostram como acessar o “Consulta pessoa” no Sistema de Informação da Pastoral da Criança. https://nsi2.pastoraldacrianca.org.br/user/home
De acordo com cada e-Capacitação, serão marcados encontros com o capacitador para tirar dúvidas e trocar experiências sobre o que foi aprendido nas etapas lidas. Mais detalhes serão vistos na etapa específica de cada e-Capacitação.
O capacitador é o responsável por explicar os conteúdos de forma clara e acessível, esclarecer as dúvidas dos capacitandos sobre a leitura que fizeram em casa das etapas propostas, identificar suas dificuldades e necessidades individuais, oferecendo suporte e acompanhamento antes, durante e depois da capacitação. Lembre-se que caso não haja dúvidas nos encontros de capacitação, deve-se ressaltar o que há de mais importante em cada etapa.
Atenção: capacitador, utilize a ferramenta ‘Revisão de conteúdo’, no e-Turmas, para verificar em quais etapas há mais dificuldades por parte dos capacitandos. Mais informações no tópico ‘Revisão de conteúdo’ a seguir.
Algumas e-Capacitações contém etapas práticas, como é o caso da visita ao serviço de saúde, no e-Guia do Líder 2025, e da prática da cozinha e da horta na e-Alimentação. Estas etapas poderão ser realizadas de forma presencial ou online, conforme orientação especificada nas etapas próprias de cada e-Capacitação.
Mais uma forma de verificar:
Depois que já registrou o aluno na e-turma, você pode acessar clicando no número ID da pessoa, em seguida vai a aparecer a página “consulta de entidade” e rolando a tela até embaixo, clicar em 'Capacitações recebidas', conforme descrito no Tópico - Registro de confirmação como apto para atuar nos temas e registro das atividades práticas.
- e-Capacitação
- >
- e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores
- >
- Orientações gerais para e-Capacitações
- >
- Desenvolvimento da capacitação