“As crianças devem poder brincar, estudar e crescer em um ambiente sereno.” Papa Francisco
 
O ambiente familiar alegre, acolhedor e sereno faz toda a diferença no desenvolvimento da criança. É na família que a criança aprende a se relacionar, a receber limites, e ter atitudes de afeto, respeito e amor pelas outras pessoas. O vínculo afetivo acontece na interação familiar e, é uma aproximação  forte e positiva no desenvolvimento saudável da criança.
Geralmente, os pais são as primeiras figuras afetivas, presentes na vida da criança, desde o ventre materno. Assim, o dia a dia de cuidados, brincadeiras e convivência criam os chamados vínculos familiares, o que estimula a autoestima e o desenvolvimento de habilidades e competências.  Estudiosos afirmam: “Quando a criança brinca desenvolve as suas conexões neuronais, aprende mais e se torna mais feliz.”
Para contribuir com estes momentos, a Pastoral da Criança sentiu a necessidade de disponibilizar o material e-Brinquedos e brincadeiras através do AppVisita Domiciliar, com a finalidade de incentivar seu uso e divulgá-lo para todos, em especial para as famílias acompanhadas e a comunidade.
 
Como fazer bom uso do material

Os conteúdos estão divididos por tópicos que abordam temas importantes sobre a necessidade e o direito de brincar previsto em lei. Também propõe uma série de brincadeiras para serem desenvolvidas com as crianças e apresenta sugestões criativas, simples e de fácil acesso que podem ser feitas em casa com materiais  recicláveis.

Para conhecer melhor o conteúdo existem três níveis: básico, complementar e opcional, com muitas sugestões de brincadeiras divertidas e criativas.
Além destas você ainda pode inventar outras para tornar o dia de seus filhos mais alegre e divertido. Também há perguntas em cada tópico para ajudar a enriquecer o conteúdo.
Não se preocupe se o bebê ou a criança não quiser ou não conseguir brincar com as atividades propostas. Cada criança desenvolve em seu próprio ritmo e pode ser que, no dia seguinte, a brincadeira se torne interessante. Fique à vontade para experimentar brincadeiras e aproveitar este momento de aproximação, diversão e afeto com os pequenos.
Lembramos que no decorrer de suas leituras e respostas do conteúdo é necessário SINCRONIZAR o aplicativo para serem registradas no sistema de informações da Pastoral da Criança.
 
Queremos que as famílias e as comunidades se tornem agentes de sua própria transformação.

Boa diversão!
 
 
 

Você está aqui: