CANTIGAS DE RODA E BRINCADEIRAS CANTADAS

A maioria das crianças gosta muito das cantigas de roda e das brincadeiras cantadas. Elas aproximam as gerações, pois pais, avós, tios, líderes podem se lembrar de como brincavam e mostrar às crianças as cantigas e brincadeiras de sua infância. São também uma forma de valorizar nossa cultura e ampliar o conhecimento musical das crianças.
As cantigas de roda e as brincadeiras cantadas podem ser feitas com as crianças em roda ou com elas organizadas em fila, pares ou em grupos. Uma mesma cantiga ou brincadeira pode ter várias maneiras de ser “brincada”. Vamos dar aqui sugestões de como brincar em cada cantiga, mas em cada local, crianças, brinquedistas e familiares escolhem se querem fazer assim ou do jeito que conhecem. O brinquedista/brincador convida as crianças para entrar na brincadeira, mas sempre respeitando a vontade delas de quererem participar ou não.

As cantigas de rodas e brincadeiras cantadas contribuem para o desenvolvimento da criança. Elas favorecem muitas brincadeiras e ajudam a desenvolver a audição, o ritmo, os movimentos corporais, o equilíbrio, a linguagem oral e a memória. É uma brincadeira que  favorece a interação afetiva e constrói a memória musical.

Por ser uma atividade coletiva, entoar uma cantiga desenvolve o sentimento de pertencimento nas crianças. Principalmente para as mais novas. A brincadeira traz uma sensação de conforto, um convite para que desenvolvam a criatividade e a imaginação.

Fonte: Manual brinquedos e brincadeiras na comunidade/ Pastoral da Criança – 4ª edição, Curitiba, 2014

Você está aqui: