ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE

Olá, mamãe! Continuo crescendo e ganhando peso. Obrigada por cuidar tão bem de mim! Não vejo a hora de estar bem pertinho, ser amamentado, tocado e amado por você.

Você está cheia de “graça”! É a luz do Senhor que vem de dentro de você.

Você precisa ter uma alimentação rica em nutrientes diversos, especialmente em ferro, vitamina C, vitamina A, iodo e cálcio para ficar saudável e para o bebê crescer e nascer com um bom peso.

O ferro ajuda a prevenir a anemia e é encontrado nas carnes, vísceras, feijão e outros vegetais de vagem, vegetais de cor verde escuro, castanha do brasil, de caju e amendoim. O ferro desses alimentos é melhor aproveitado quando se come alimentos ricos em vitamina C e A juntos na mesma refeição.

A vitamina C ajuda a fechar as feridas e evita infecções e sangramentos. É encontrada nas frutas, em especial as cítricas, e nas verduras cruas.

A vitamina A ajuda a prevenir diarreia e infecções, protege a visão e ajuda no crescimento do bebê no útero. Ela é encontrada em legumes alaranjados e vermelhos, folhas verde-escuras, frutos amarelos e de palmeiras, leite, queijos e gema de ovo.

O iodo é importante para o crescimento do bebê. É encontrado no sal de cozinha, peixes e mariscos. O cálcio ajuda a formar e manter dentes e ossos fortes. É encontrado no leite, queijo, coalhada, iogurte, folhas verde-escuras, gergelim e peixes pequenos.

Tomar café, chá mate, chá preto, leite ou produtos que tenham chocolate perto do almoço ou do jantar dificulta o aproveitamento do ferro dos alimentos pelo nosso corpo.

Feijão com arroz é um prato nutritivo. Peixe com farinha também. Esses pratos ficam melhores ainda se você comer junto com verduras, legumes e frutas.

Evite alimentos ultraprocessados (industrializados) como biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, sucos artificiais, macarrão instantâneo, temperos industrializados, entre outros. 

Além de cuidar da sua alimentação, é importante você ir se preparando, com amor e conhecimento, para oferecer o melhor alimento para seu filho: o leite materno.

Você está aqui:
Você está aqui: