O bebê mostra que conhece as pessoas que estão sempre com ele?

O que as pesquisas trazem de novidade?
No final de 2016, a revista científica The Lancet, uma das principais e mais conceituadas do mundo, publicou uma série de estudos sobre o desenvolvimento infantil. Ela trouxe as descobertas mais recentes sobre o assunto e destacou a importância da atenção integral às crianças como forma de melhorar o futuro de um país. Neste texto, vamos entender como podemos contribuir e colocar em prática as evidências destacadas pelos estudos.
É nessa fase que o cérebro humano se desenvolve e responde mais rápido a qualquer estímulo. Essa é também, a fase mais sensível aos fatores de risco, ou seja, qualquer problema que ocorrer, pode gerar repercussões para o resto da vida da criança. Durante os primeiros anos deve ser dado maior atenção aos cuidados, mas estes devem persistir durante toda a infância e adolescência. Assim teremos adultos com maior capacidade e melhor saúde, e seus filhos também terão mais oportunidades de desenvolvimento.
“A criança precisa de carinho, paciência, muito amor e cuidados físicos. Então, nesse caso o pessoal deve ser bem calmo, pega a criança no colo, fala, canta. Tudo com amor, pra deixar a criança feliz.” ( Dra. Zilda Arns Neumann)
Quando alguém faz barulho atrás do bebê, ele vira a cabeça à procura do barulho?

Importância do ambiente favorável
“Quando as crianças são bem cuidadas e amadas, desde a concepção, com boa assistência médica durante a gestação e o parto, amamentadas com o leite sagrado de suas mamães, quando elas brincam e as suas famílias e a comunidade dão valor aos brinquedos e brincadeiras; quando todos os dias a família se reúne por alguns momentos, reza e canta com elas; as crianças vão crescendo em tamanho, sabedoria (Lc. 2,52)”. Dra. Zilda Arns Neumann
Quando falamos em desenvolvimento, estamos falando de mudanças que são possibilitadas por cuidados, atenção, relações e atividades que são oferecidas desde a concepção da criança e continuam por toda a vida da pessoa. É por meio de um ambiente favorável que a criança encontra as condições e oportunidades para se desenvolver. Os adultos, na família e na comunidade, são responsáveis por criar e promover ambientes saudáveis para as crianças.
IMPORTANTE:
- Cada criança tem um jeito próprio de responder as condições e oportunidades que recebe.
- As oportunidades permitem que as crianças realizem conquistas, aprendam novas habilidades e se desenvolvam.
- É preciso oferecer oportunidades para que as crianças possam escolher suas brincadeiras.
- Brincando com outras crianças elas desenvolvem a imaginação, interagem umas com as outras e elevam a sua autoestima.
- A criança precisa superar os medos, enfrentar desafios e construir autonomia.
- Sempre é possível recuperar alguma falha na oferta de oportunidades. Será preciso mais esforço da família e da comunidade para que cada criança e adulto conquiste o que merece.
Sugestão: Programa de Rádio Viva a Vida que aborde o desenvolvimento infantil.
Os pais animam o bebê a tentar pegar as coisas que colocam perto dele?

Importância do desenvolvimento infantil
Quando falamos em desenvolvimento infantil, qual é o primeiro pensamento que vem a mente? O engatinhar, o andar, o falar, entre outras, são habilidades adquiridas pelas crianças ao longo do tempo e que fazem parte do desenvolvimento. Mas há muito mais aspectos para considerar.
O desenvolvimento infantil pode ser definido como um processo de amadurecimento das diversas aptidões e habilidades e que dependem da interação das crianças com outras pessoas. Dentre as competências e habilidades,é possível citar as perceptivas, motoras, cognitivas, linguísticas, socioemocionais e autoreguladoras.
Quando alguém coloca o bebê sentado, com apoio, ele consegue ficar nessa posição?

O bebê não pode ser deixado sozinho em lugares de onde possa rolar e cair. É preciso cuidar também para não deixar perto dele coisas perigosas, como sacos plásticos, pois ele pode se engasgar e sufocar.
Quando a família têm bebê em casa, precisa tomar alguns cuidados, para evitar acidentes, com medidas de prevenção simples, como por exemplo:
- Na troca de fraldas, uma mão deve ser mantida segurando o bebê em toda a troca;
- É preciso ter um adulto sempre perto do bebê. Nunca deixe o bebê sozinho em mesas, sofás, cadeiras ou camas;
- Próximo ao bebê não deixar objetos pequenos como: botões, sementes, tampinhas, ele pode colocar no ouvido, no nariz ou na boca.
O bebê precisa de muita atenção, cuidado dos pais e de todos os familiares.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia da gestação aos 6 anos
- >
- 9ª Etapa - O bebê de quatro e cinco meses
- >
- Como o bebê pode aprender e se desenvolver