A e-Alimentação é a capacitação da Pastoral da Criança voltada a alimentação saudável e a prática de hortas caseiras. Contempla conteúdos importantes sobre o assunto como as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira. Propõe dinâmicas voltadas à sensibilização das famílias sobre alimentação saudável, bem como atividades práticas na cozinha e a preparação de uma horta caseira. Traz também inúmeras receitas deliciosas e saudáveis para fazer no dia a dia. 

 

Para ser capacitado nesta ação e receber certificação é necessário:

  • Fazer a leitura das etapas, fazer os testes e avaliações e atingir os requisitos previstos na e-Capacitação.

  • Realizar as atividades práticas com o capacitador.

 

No entanto, durante este período de isolamento social, enviamos algumas orientações:

  • Como neste período de isolamento social não há a possibilidade de encontros presenciais, orientamos que os líderes realizem a parte da leitura das etapas, respondam as perguntas e caso tenham dúvidas, entrar em contato com o capacitador. Assim já podem se beneficiar deste conhecimento e compartilhá-lo com as famílias.

  • O contato entre o capacitador de referência e os líderes em capacitação vai ocorrer por meio do correio do aplicativo. Quando o capacitando responder uma pergunta e sincronizar, será enviada uma mensagem pelo correio colocando-o em contato com um capacitador/multiplicador próximo. Caso o capacitando já tenha contato com algum capacitador, ele pode solicitar para o Paulinho incluí-lo também na conversa. Dessa forma ficará mais fácil o contato e será possível sanar dúvidas que possam surgir.

  • A parte prática, a qual inclui três momentos (sensibilização das famílias, prática na cozinha e hortas caseiras) deverá ser realizada quando acabar o período de isolamento social e restrições de reuniões. 

    • O capacitador da ação deve organizar essa prática na comunidade com o líderes que finalizaram a parte teórica. 

    • Ele pode ter acesso a estas informações no sistema de informação da Pastoral da Criança (nsi.pastoraldacrianca.org.br). No menu de acesso, ir em “Consulta pessoa”, colocar o nome da pessoa e clicar em “pesquisar”. Após aparecer o nome, clicar no ícone image.png e acessar “Histórico das capacitações recebidas”. 

    • Após realização das práticas, não há a necessidade de enviar fichas de capacitação. Está sendo implementada uma maneira do capacitador comunicar pelo AppVisita as etapas práticas. Isto estará disponível em breve.

    • Quem  estiver realizando as  capacitações com o Manual de Alimentação e Hortas Caseiras impresso, deve enviar as fichas quando completar as práticas, após finalizar o período de isolamento social.

 

ATENÇÃO: Estas orientações somente estarão em vigor enquanto durar o período de restrição de reuniões e de isolamento social.

Você está aqui: