Orientações gerais para capacitadores e multiplicadores de Brinquedos e Brincadeiras em tempos de pandemia

A criança brinca por ser uma necessidade. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar. Por saber do valor dessa atividade para o desenvolvimento das crianças, a Pastoral da Criança criou a ação "Brinquedos e Brincadeiras”, que agora está disponível nas e-Capacitações no Aplicativo, a e-Brinquedos e Brincadeiras. Muito importante neste tempo de Pandemia, tempo de isolamento social, tempo de ficar em casa.

Seguem algumas orientações sobre as mudanças nas capacitações, para este período e também como podemos articular as famílias e as pessoas da comunidade para continuar cuidando, estimulando e brincando com suas crianças.

A capacitação no e-Brinquedos e brincadeiras deve ser usada tanto para as capacitações em andamento como para aquelas que irão começar.

Para ser capacitado nesta ação e receber certificação é necessário:

  • Fazer a leitura das etapas, fazer os testes e avaliações e atingir os requisitos previstos na Ação Brinquedos e Brincadeiras.
  • Realizar as atividades práticas com o capacitador.

No entanto, durante este período de pandemia, enviamos algumas orientações:

  • Como neste período de isolamento social não há a possibilidade de encontros presenciais, orientamos que realizem a leitura das etapas e respondam os treinos e perguntas. Lembrando que é necessário SINCRONIZAR o aplicativo após as avaliações. Assim já podem se beneficiar deste conhecimento e compartilhá-lo com as famílias.
  • O contato entre o capacitador de referência e os brinquedistas em capacitação vai ocorrer por meio do correio do aplicativo. Quando o capacitando responder uma pergunta e sincronizar, será enviada uma mensagem pelo correio colocando-o em contato com um capacitador/multiplicador próximo. Caso o capacitando já tenha contato com algum capacitador, ele pode solicitar para o Paulinho incluí-lo também na conversa. Dessa forma ficará mais fácil o contato e será possível sanar dúvidas que possam surgir.
  • Se necessário, os multiplicadores e capacitadores, podem agendar encontros virtuais para tirar dúvidas sobre o conteúdo.
  • Caso a pessoa que será capacitada e ainda não tenha o aplicativo, é fundamental que o capacitador responsável entre em contato para explicar como baixar o aplicativo, usar o correio, acessar o e-Brinquedos e Brincadeiras e como usá-lo.
  • A atividade prática, a qual inclui a oficina de construção de brinquedos e brincadeiras, deverá ser realizada quando acabar o período de isolamento social e restrições de reuniões.
  • O capacitador pode ter acesso a progressão dos brinquedistas no sistema de informação da Pastoral da Criança (nsi.pastoraldacrianca.org.br), no menu de acesso, ir em “Consulta pessoa”, colocar o nome da pessoa e clicar em “pesquisar”. Após aparecer o nome, clicarArtefato 1886e clicar em  “Histórico das capacitações recebidas” .
  • Após realização das práticas, não há a necessidade de enviar fichas de capacitação. Está sendo implementada uma maneira do capacitador comunicar pelo AppVisita as etapas práticas. Isto estará disponível em breve.
  • O certificado final impresso somente será enviado após a realização das etapas práticas, atestada pelo capacitador e de ter atingido os requisitos previstos na e-Capacitação.

Fichas

Quem  estiver realizando as  capacitações com o Manual de Brinquedos e brincadeiras impresso, deve enviar as fichas quando completar as atividades práticas, após finalizar o período de isolamento social.

ATENÇÃO: Estas orientações somente estarão em vigor enquanto durar o período de restrição de reuniões e de isolamento social.

Qualquer dúvida ou sugestão a respeito podem entrar diretamente em contato com a equipe nacional por meio do correio do aplicativo.


LEMBRAR: As etapas práticas ou oficinas de construção de brinquedos somente serão realizadas quando o período de isolamento social local for encerrado. O capacitador responsável por cada turma organizará a realização destas atividades quando oportuno.
  

Você está aqui: