Reflexão

A Palavra da Coordenadora Nacional

Querido Líder!

“E o menino ia crescendo e se desenvolvendo, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” (Lc 2, 40).

Juntos queremos pensar na infância e propor ações para conhecer mais sobre o desenvolvimento infantil. Se você notar, toda a nossa ação pastoral tem por finalidade ajudar nossas crianças a se desenvolverem e assim, ir tendo uma vida digna e plena. Esta é a nossa missão. Por isso damos tanta importância ao desenvolvimento infantil.

Aliás, isto não é novidade para você. Pois desde o primeiro momento em que nos dispusemos a atuar na Pastoral da Criança, passamos por uma capacitação no Guia do Líder, que foi se atualizando conforme as mudanças que foram acontecendo nas famílias e nós precisávamos dar respostas novas às novas situações. Isso é muito bonito e nos entusiasma a buscar cada vez mais conteúdos e parcerias que possam colaborar com essa nossa missão.

Se pararmos para pensar, toda a nossa dedicação gira em torno das mudanças que vão ocorrendo nas várias fases que a criança vive. Na medida em que crescemos no conhecimento daquilo que envolve o nosso trabalho pastoral, vamos tendo condições de cumprir melhor a nossa missão. É um desafio bastante grande e muitas vezes supera as nossas forças.

Nem sempre contamos com um número suficiente de líderes para dar conta de tantas famílias que existem em nossa comunidade. Fica claro que precisamos nos unir e atuar junto com outras entidades e pessoas que valorizam o desenvolvimento das crianças. Então, vamos fazer parcerias. Que o Bom Deus nos ilumine e nos acompanhe na busca por vida plena para todas as crianças. Abraço fraterno.

Ir. Veneranda da Silva Alencar

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Você está aqui: