Vamos conhecer um pouco mais das frutas, verduras, legumes e temperos? 

Aqui você vai encontrar informações, curiosidades e dicas sobre estes alimentos.  

As frutas são alimentos que nos trazem saúde e disposição, sendo de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. São fontes de nutrientes essenciais ao organismo, que ajudam a tratar e prevenir várias doenças (Ministério da Saúde, 2016).

Verduras e legumes são plantas ou parte de plantas que servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes. A denominação verdura é utilizada quando as partes comestíveis do vegetal são folhas, flores e hastes. Já o nome legume é dado quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra. Também são alimentos fundamentais na promoção da saúde e prevenção de doenças (Ministério da Saúde, 2016).

E os temperos, como ervas e especiarias, dão aos pratos um sabor especial. O uso de temperos, como alho e a cebola, além de conferir sabor agradável a comida, contribui para diminuir a quantidade de sal que colocamos nas preparações. Importante lembrar que quando falamos de tempero não entram aqui os temperos industrializados, como caldos em cubos e outros. Estes são ricos em sódio e gorduras e devem ser evitados ao máximo  (Ministério da Saúde, 2016).

Todas estas informações foram retiradas do material “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras”, do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Acesse o material clicando aqui. 

Você está aqui: