Açafrão da terra ou cúrcuma

É uma planta da mesma família do gengibre. É utilizada em comidas principalmente na região de Goiás. Participa da composição de currys e do molho de mostarda.

Alecrim (Rosmarinus officinallis)

Possui aroma forte, mas muitíssimo agradável. É excelente em pratos como carne suína, frango e peixe. Usa-se ramos inteiros para aromatizar carnes ou no buquê de ervas para caldos. Após a preparação pronta é mais interessante retirá-lo.

Alho-poró

Podem ser utilizados tanto o bulbo quanto as folhas. O sabor é bem parecido com o da cebola, e bem marcante, embora mais suave e levemente adocicado. Utilizado em sopas, saladas e ensopados.

Baunilha (Vaila planifólia)

É um fruto tropical, muito utilizado em doces, bolos, sorvetes, compotas. Possui aroma característico.

Canela (Cinnamonum zeylanicum)

Pode ser usada em pó ou inteira. É comum utilizá-la em preparações doces, cremes, pudins, pães, entre muitos outros. Também pode ser usada em carnes, como nos países orientais.

Cebolinha (Allium schoenoprasum)

Seu sabor é agradável e suave. Pode ser utilizada em pratos com ovos, molhos, saladas, peixes e massas. É recomendado, colocá-la no instante de servir a preparação, pois além do aspecto visual, ela proporciona um sabor mais presente. Pode ser congelada já picada. 

Coentro (Coriandrum sativum)

Pode ser usado tanto sua folha, que possui um sabor e cheiro mais acentuado, quanto a semente que possui um aroma mais delicado. Pode ser utilizado em preparações como peixes assados, frangos, churrascos e sopas.

Colorau (Bixa orellana)

É também conhecido como urucum ou colorífico ou corante, pois seu preparo é a base de sementes de urucuzeiro. É um condimento que vivifica a cor das preparações, e possui pouquíssimo sabor. Existem de diferentes cores.

Cominho (Cuminum cyminum)

É uma semente de cor bem clara, quase amarela. Tem um sabor bem forte que é bem característico dela, por isso utilize em pouca quantidade.

Cravo-da-Índia (Eugenia caryophyllata)

Comum utilizá-lo em preparações doces, mas também pode ser preparado em receitas salgadas, para da um sabor exótico. Pode ser utilizado em doces, chás, assados e molhos.

Curry

Conhecido também como caril possui sabor bem picante e acentuado e tem em várias cores. É uma mistura de várias especiarias, mas as que sempre têm em sua composição são o cominho e o cardamomo. É muito utilizado em frangos, carnes, peixes e molhos.

Erva-doce

Utilizada em bolos, doces em calda, pães, licores.

Gengibre (Zimgiber officinalle)

É uma raiz, tem um sabor bem forte e pode ser utilizada em bebidas quentes (quentão), biscoitos, pães e carnes.

Gergelim (Sesamim indicum)

Tem sabor parecido com o da amêndoa e pode ser utilizado torrado, moído, misturado ao sal, na composição de pratos e para decorar.

Hortelã (Mentha piperita)

Possui infinitas variedades, mas a melhor para utilizar em preparações diversas é a rasteira, que se parece com a melissa. Utilizada em pratos árabes, licores, doces, chás, saladas, sopas, sucos, molhos e também em drinques.

Louro (Laurus nobilis)

Sua folha é muitíssimo aromática. É um dos condimentos mais utilizados em carnes, pois combina com todas. Largamente utilizado em molhos, ensopados, conservas, feijão, sopas e chás.

Manjericão (Ocimum basilicum)

É um excelente aromático, muito utilizado para temperar carnes, molhos, sopas, peixes e pizzas. Seu sabor é bem evidenciado nas preparações.

Noz-moscada (Myristica fragrans)

É uma castanha marrom, com aroma bem evidenciado nas preparações em que é utilizada, como molhos, caldos e carnes. É interessante ralar na hora de sua utilização e deve ser usada em pouquíssima quantidade.

Orégano (Origanum vulgare)

É uma erva rasteira, com aroma bem forte. Pode ser usada para enfeitar, condimentar e aromatizar. Muito utilizada em molhos, bifes, pão, pizzas e também para temperar queijos para aperitivo.

Páprica

É um pó vermelho que é extraído do pimentão. Existem dois tipos: a apimentada e a doce, mais suave. Utilizada em ensopados, patês, saladas, carnes e aves.

Pimenta

Existem diversos tipos, como a caiena, cumari, dedo de moça, calabresa, biquinho, pimenta-do-reino, malagueta, entre outras. O uso dela deve ser sempre opcional ou então usar mais as aromáticas e menos ardidas, como pimenta biquinho.

Salsinha (Petrosclinum crispum)

Ótima para decorar preparações, quando fizer uma carne cozida ou assada, terminar a preparação colocando a salsinha picada por cima para dar um sabor a mais.

Sálvia (Salvia splendens)

É uma folha da culinária italiana e possui sabor bem marcante. É utilizada em carnes, aves, e vinha d’alhos.

Tomilho (Thymus vusgaris)

Erva de sabor forte apesar de ser tão pequenina. É utilizada em molhos, recheios, sopas, carnes, aves e peixes.


Fonte: Material “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras”, do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Acesse o material clicando aqui.


Você está aqui: