Abacate

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É ótima fonte de gordura monoinsaturada, contribuindo para a manutenção dos níveis adequados de colesterol (bom) sanguíneo. Contém sódio, potássio, vitaminas A, do complexo B e C. É boa fonte de energia para o organismo. Auxilia na formação de ossos e dentes, e alivia o cansaço mental.

COMO COMPRAR
Prefira abacates mais firmes, mas evite apertar a fruta para testar sua qualidade, pois poderá danificá-la.

COMO ARMAZENAR
O abacate maduro deve ser conservado na geladeira e dura de 4 a 7 dias. Depois de cortado deve ser consumido rapidamente.

PERÍODO DE SAFRA
Fevereiro, março, abril, maio e junho.

Abacaxi

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É rico em vitaminas A, do complexo B e vitamina C. Contém cálcio, potássio, sódio, ferro, fósforo e um pouco de zinco. É importante no desenvolvimento dos ossos e dentes, além de facilitar a digestão dos alimentos.

COMO COMPRAR
Os abacaxis só são colhidos quando maduros. Ao comprar a fruta inteira, nem a casca e sua cor ou o tamanho da fruta é indicação de maturação. Para obter o melhor sabor, escolha frutas com aroma doce e estrutura sólida e firme, com uma coroa de folhas fortes e brilhantes. Uma coroa de folhas, compacta e pequena, em relação ao tamanho do fruto, indica que está bem desenvolvido. Para escolher um abacaxi maduro puxe as folhas para verificar se soltam facilmente.

COMO ARMAZENAR
Quando maduro, consuma o quanto antes. Mantenha na geladeira descascado, fatiado ou em cubos, em recipiente fechado ou em filme de plástico transparente por 3 dias. Também pode ser congelado.

PERÍODO DE SAFRA
Janeiro.

Acerola

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É rica em vitamina C. Possui também vitamina A, potássio e fósforo. Auxilia na cicatrização, evita hemorragias, protegendo gengivas e dentes. Possui importante função para a saúde da pele, ossos e tecidos nervosos. Previne gripes e resfriados.

COMO COMPRAR
Deve estar madura, avermelhada, firme e sem estar danificada por insetos. A acerola é uma fruta altamente perecível.

COMO ARMAZENAR
Mantenha a acerola no congelador, após lavar e secar cada fruta. Assim, conservará por até 12 meses. Se for feito o suco com a fruta, deve ser consumido logo depois do preparo.

PERÍODO DE SAFRA
Outubro e novembro.

Banana

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É rica em carboidratos e potássio. Contém vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, zinco e sódio. Auxilia a regularizar o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Confere resistência aos vasos sanguíneos e evita câimbras. Recomendada às crianças e aos que sofrem de distúrbios digestivos, por auxiliar no tratamento de diarreia.

COMO COMPRAR
As manchas marrons indicam que estão macias e quando estão inteiramente escuras, estão maduras demais para comer, mas podem ser cozidas para o preparo de bolos, tortas e doces.

COMO ARMAZENAR
Deixe amadurecer em temperatura ambiente. Não leve à geladeira ou ao congelador. Mantenha-as em lugar fresco por uma semana.

PERÍODO DE SAFRA
Janeiro, fevereiro, março, junho e outubro.

Goiaba

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É excelente fonte de vitamina C. Contém boa quantidade de vitamina A e do complexo B; cálcio, fósforo, sódio, potássio e ferro. É importante no tratamento de infecções e hemorragias. Auxilia no fortalecimento de ossos e dentes. Boa para a visão, pele e as mucosas.

COMO COMPRAR
Escolha as goiabas com tamanho uniforme, que estejam maduras e firmes, sem sinais de machucados.

COMO ARMAZENAR
Conservar na geladeira por 2 a 4 dias.

PERÍODO DE SAFRA
Fevereiro e março.

Jabuticaba

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
Contém vitaminas do complexo B e vitamina C. Contribui na prevenção problemas de pele e reumatismo. É essencial ao crescimento e auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso.

COMO COMPRAR
Dê preferência às jabuticabas graúdas, sem rachaduras ou picadas de insetos.

COMO ARMAZENAR
Guarde em saco plástico na gaveta inferior da geladeira. Conservar por 2 a 3 dias.

PERÍODO DE SAFRA
Setembro e outubro.

Laranja

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É rica em vitamina C. Contém cálcio, fósforo, sódio e potássio. Favorece a digestão e contribui na formação de ossos e dentes. Reforça as defesas do organismo. O bagaço da laranja auxilia para o bom funcionamento intestinal.

COMO COMPRAR
Escolha as frutas com casca brilhante, lisa e polida. A fruta deve parecer pesada para seu tamanho e ter aroma agradável. Evite laranjas secas, mofadas ou com marcas marrons.

COMO ARMAZENAR
Conservar na geladeira por 2 semanas e usar antes que a casca murche. Pode-se congelar pedaços e fatias descascadas.

PERÍODO DE SAFRA
Janeiro, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Maçã

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
Contém vitaminas do complexo B, fósforo e potássio. Indicada contra a azia. É recomendada para problemas do intestino, da pele e do sistema nervoso. A casca pode ser usada como chá diurético.

COMO COMPRAR
Escolha frutas sem machucados, com casca firme e sem rugas.

COMO ARMAZENAR
As maçãs podem ser guardadas em sacos plásticos na geladeira por várias semanas.

PERÍODO DE SAFRA
Fevereiro, março, abril e maio.

Mamão

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
Rico em cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. Bom para a visão e auxilia no bom funcionamento intestinal. Contribui para a resistência às infecções.

COMO COMPRAR
Escolha uma fruta pesada, de casca lisa e sem nenhum furo ou rachadura.

COMO ARMAZENAR
Guardar a fruta levemente verde em temperatura ambiente, até amolecer e ficar amarela. Se madura, armazene num saco de papel fechado na geladeira.

PERÍODO DE SAFRA
Setembro, outubro e novembro.

Manga

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É excelente fonte de vitaminas A e C, além de fibras. Possui vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e sódio. É ótima para a visão e auxilia no funcionamento intestinal.

COMO COMPRAR
A cor não é indicação da maturação. Escolha as frutas que cedam um pouco quando pressionadas delicadamente e que tenham um aroma perfumado próximo à haste. Evite as frutas murchas, machucadas ou manchadas.

COMO ARMAZENAR
Se estiver verde, amadurecer em local aquecido ou num saco de papel. Depois de madura, armazene na geladeira, mas prove e consuma assim que possível. Congele em fatias ou em calda. Elas também podem ser amassadas como purê e congeladas.

PERÍODO DE SAFRA
Novembro e dezembro.

Maracujá

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É rico em vitaminas do complexo B e C. Contém também ferro, cálcio, potássio e fósforo. Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. Confere resistência aos vasos sanguíneos e combate os radicais livres, que promovem o envelhecimento.

COMO COMPRAR
Escolha os de casca brilhante, lisa, firme, sem rachaduras ou manchas.

COMO ARMAZENAR
Na geladeira, o maracujá maduro se conserva por 2 semanas. Quando verde, deve ser guardado em lugar seco e fresco até amadurecer.

PERÍODO DE SAFRA
Janeiro e fevereiro.

Melancia

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
Possui vitaminas A, do complexo B e C. Contêm ainda cálcio, fósforo, potássio e sódio. Auxilia no bom funcionamento dos rins, intestino e estômago. É um suave calmante.

COMO COMPRAR
As melancias devem ser firmes, com cores uniformes e pesadas. Devem ressoar quando se bate levemente nelas. O lado em que a fruta ficou apoiada no chão deve ser amarelado, não branco ou verde.

COMO ARMAZENAR
Embrulhe as fatias com um filme plástico transparente e leve à geladeira por 2 dias. Melancias inteiras podem ser armazenadas em local fresco por 2 semanas.

PERÍODO DE SAFRA
Janeiro.

Melão

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É uma boa fonte de vitaminas A, B e C. Contém cálcio, fósforo, sódio e potássio. Protege a visão e auxilia na cicatrização dos ferimentos. Contribui na formação dos ossos, dentes e sangue.

COMO COMPRAR
Aperte a extremidade oposta ao talo, se o melão estiver maduro, deve ceder prontamente. Deve também ser pesado e soltar aroma agradável pela casca. Se estiver muito aromático, pode estar
maduro demais. A casca deve ser grossa e sem manchas.

COMO ARMAZENAR
Se precisar amadurecer mais, mantenha-o em temperatura ambiente. Os melões maduros devem ficar em local fresco e arejado, mas podem ser mantidos na geladeira, em filme plástico transparente, por 1 semana. Congele-os após cortados em bolas ou cubos ou em calda.

PERÍODO DE SAFRA
Janeiro, outubro, novembro e dezembro. 

Mexerica/Tangerina

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
É fonte de vitamina C. Possui vitaminas A e do complexo B, cálcio, potássio, sódio, fósforo, ferro e magnésio. Reforça as defesas do organismo. Atua beneficamente auxiliando na manutenção de músculos e sistema nervoso. O seu bagaço auxilia no bom funcionamento intestinal.

COMO COMPRAR
Devem ser pesadas, firmes e perfumadas. A casca deve ser lisa e sem defeitos, marcas e pontos moles. A coloração esverdeada não significa necessariamente que a fruta não esteja madura.

COMO ARMAZENAR
Todas as frutas cítricas amadurecem na árvore e não continuam a amadurecer depois de colhidas. Mantenha por alguns dias em temperatura ambiente ou armazene durante 2 semanas descobertas na geladeira. Tanto o suco como os gomos podem ser congelados.

PERÍODO DE SAFRA
Agosto, setembro e outubro.

Uva

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS
Contém vitaminas A, do complexo B e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo. É um laxante suave e estimula as funções do coração.

COMO COMPRAR
As uvas brancas devem ter tom de âmbar (marrom bem claro); as frutas verdes de brilho uniforme são ácidas. As variedades pretas não devem mostrar nenhum sinal de verde. Evite uvas murchas e com manchas marrons.

COMO ARMAZENAR
As uvas machucam facilmente, por isto, armazene os cachos com cuidado sobre várias camadas de papel toalha ou num saco de papel na geladeira por 5 dias. Podem ser congeladas em calda.


PERÍODO DE SAFRA
Janeiro, fevereiro, março e dezembro.


Fonte: Material “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras”, do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Acesse o material clicando aqui.

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