Como conservar melhor os alimentos na geladeira

  • Os ovos devem ser colocados nas prateleiras internas da geladeira, não na porta. Isto porque o interior da geladeira (prateleiras) não esquenta tão rápido quando abrimos a porta.
  • Verduras e legumes podem ficar secos se guardados na geladeira sem proteção. É por isso que muitas geladeiras possuem um vidro separando a gaveta dos legumes e frutas do resto da geladeira. Caso a sua geladeira não tenha gaveta que protege os legumes e frutas, você deve colocá-los em um saco plástico para alimentos, a fim de reter a umidade.
  • As carnes que não estão congeladas devem ser colocadas em potes bem fechados, para reter os sucos. Essas carnes devem ser utilizadas o quanto antes. Por isso, coloque em local bem visível da geladeira para não esquecer de prepará-las.
  • O congelamento de alimentos deve ocorrer no menor tempo possível. Para que isto aconteça, coloque os alimentos a serem congelados em sacos plásticos e em porções pequenas. Estas porções devem ser espalhadas no congelador pois, caso o pedaço seja grande ou as porções fiquem juntas, pode acontecer do alimento congelar por fora e levar muito tempo para congelar por dentro. Se isto acontecer com a carne, haverá produção de cristais de gelo em seu interior, e a carne perderá parte de seu suco e não ficará tão gostosa na hora de comê-la.
  • Um alimento pode ficar congelado, em média, por três meses. Mas para isso, deve estar bem embalado e ter sido congelado corretamente: a temperatura do congelador de geladeiras que possuem um porta para geladeira e outra para o congelador costuma ser mais baixa.

Você está aqui: