Uma alimentação equilibrada, variada, completa e saborosa, aliada à prática regular de atividades físicas, é fundamental para a manutenção da saúde, melhoria da qualidade de vida e prevenção da desnutrição e da obesidade. Deve contemplar hábitos e práticas regionais, que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais e da época, garantindo variedade, valor nutritivo e um custo mais baixo.

Informações sobre alimentação circulam em muitos meios de comunicação e mídias sociais, mas nem sempre é possível confiar ou ter a certeza que são corretas. As recomendações e orientações alimentares devem ter base científica e serem procedentes de fontes confiáveis.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, publicado em 2014, traz as principais diretrizes e recomendações alimentares, baseadas em evidências, que devem ser seguidas pela população. Divide os alimentos em grupos de acordo com sua origem e processamento e dá ênfase a necessidade de comer “comida de verdade” e cozinhar os próprios alimentos.

Ao longo deste material haverão muitas oportunidades de aprendizado e formas de trabalhar o conteúdo do Guia Alimentar, bem como de outros assuntos essenciais relacionados ao processo de se alimentar bem.

Aqui vocês também encontrarão sugestões de momentos para compartilhar todo esse conhecimento com as famílias acompanhadas, como consta no Manual de Alimentação e Hortas Caseiras da Pastoral da Criança, além de dicas e orientações para cozinha e para a horta.

Por fim, muitas receitas saborosas e nutritivas para compartilhar com as famílias, fazer no dia da Celebração da Vida ou enriquecer a comida de casa. Além de um “Saiba mais” com informações úteis sobre frutas, legumes, verduras e temperos, tiradas do manual “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras”, do Ministério da Saúde.

Estes conteúdos estão divididos em etapas, as quais contam com os níveis básico e complementar. Há ainda perguntas para testar seus conhecimentos sobre o assunto.

Acreditamos que seja uma ótima forma de transmitir esses saberes, para que mais pessoas saibam fazer boas escolhas alimentares, ajudando a promover a saúde de toda a comunidade.

Você está aqui: