A Pastoral da Criança entende ser o brincar uma necessidade para o desenvolvimento infantil. A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos, conhece como são e para que servem os objetos e brinquedos, desenvolve sua linguagem e seu pensamento, aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas. Por sua relevância o brincar é assegurado como um direito no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 16).
Sendo assim, a Pastoral da Criança criou, em 1995, o Projeto Brinquedos e Brincadeiras, que se transformou, em 2002, na Ação Brinquedos e Brincadeiras.
Esta é uma ação complementar às ações básicas da Pastoral da Criança que compõem o “Guia do Líder”.
Para implantar esta ação nas comunidades são preparados os brinquedistas, voluntários que têm por atribuição promover e defender o brincar no lugar onde moram e vão atuar, em especial na Celebração da vida. Esses brinquedistas são capacitados primeiramente no “Guia do Líder” e em seguida recebem esta capacitação específica na qual estudam e praticam os conteúdos do livro "Brinquedos e brincadeiras na comunidade".

Objetivo

Esta ação tem como objetivo ampliar as oportunidades para brincadeiras das crianças, em casa e na comunidade, apoiando as famílias na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas crianças. E para isso pretende:
promover a defesa do direito da criança de brincar;
incentivar o brincar que dá oportunidade à criança de escolher livremente o como e com quem quer brincar;
criar oportunidades para o resgate de brinquedos e brincadeiras característicos das diferentes regiões do país;
estimular a transmissão de valores e cultura da comunidade pela interação das gerações mais velhas com as mais novas;
defender a criação de espaços nas comunidades para que as crianças brinquem juntas e ao ar livre como praças, parques, calçadas.

Como organizar a capacitação:

Número de participantes ideal: 12 pessoas
Número máximo de participantes: 15 pessoas
Carga horária mínima: 16:30 horas
Carga horária ideal: 19:30 horas

Você está aqui: