Capacitação do Guia do Líder

Objetivo:Formação do Líder para acompanhamento das Ações Básicas de Saúde, Educação, Nutrição e Cidadania da Pastoral da Criança, através do Guia do Líder.

A capacitação de forma presencial é feita em duas partes:
• 1°parte: 8 etapas, que trabalha desde a gestante até o bebê de dois a três meses;
• 2° parte:8 etapas, que trabalha com o bebê de quatro a meses até 6 anos incompletos.

Tempo ideal de cada etapa:3 horas e 30 minutos.
Número máximo de participantes:15 pessoas.

Já a capacitação do Guia do Líder de forma eletrônica pode ser realizada através do App Visita Domiciliar e Nutrição da Pastoral da Criança. O e-Guia, como é chamado, foi elaborado para facilitar a formação de novos voluntários. Nele é possível acessar todo o conteúdo necessário a ser estudado, por meio de textos, fotos, áudios e vídeos. É uma ferramenta valiosa que enriquecerá os encontros presenciais com os capacitadores e trará mais dinâmica a formação dos nossos líderes.

O e-Guia é dividido em 23 etapas, as quais contemplam, de forma cronológica, conteúdos importantes relacionados à gestação e os primeiros seis anos de vida da criança.

Quem é o Capacitador e qual seu compromisso?

É uma pessoa da equipe paroquial ou da comunidade, capacitada e com a incumbência de capacitar os líderes. É voluntário ou cedido por outras instituições engajadas nos trabalhos da Pastoral da Criança. No caso de não morar na comunidade ou perto dela, é importante que tenha a oportunidade de conhecer uma comunidade antes de assumir o compromisso.

Com isso, entrará em contato com o trabalho dos líderes, participando das seguintes atividades:

  • Visita Domiciliar;
  • Dia da Celebração da Vida;
  • Reunião para Reflexão e Avaliação.

Após ser capacitado de acordo com a atividade a que se propõem realizar, o capacitador assume o compromisso de realizar no mínimo quatro capacitações para líderes. É fundamental que o Coordenador paroquial saiba que precisa buscar a quantidade de capacitadores suficientes para que seus líderes sejam capacitados. A Coordenação Nacional expedirá certificado às pessoas que cumprirem todas as etapas estabelecidas para a capacitação, com o tempo adequado.

Você está aqui: