Piolho

O piolho é um parasita que põe ovos (lêndeas) nos cabelos. Esses ovos são brancos, pequenos e não desgrudam com facilidade.

Eles causam muita coceira.Se a criança estiver com piolho, oriente a mãe para que passe um pente fino em seus cabelos todos os dias, depois de lavá-los, usando o remédio receitado pelo médico. Também é preciso cuidar da toalha de banho, das roupas de cama e ver se as pessoas que cuidam da criança não estão com piolho também.

Para evitar que a contaminação por piolhos se espalhe, é preciso:

  • cuidar da higiene e tomar banho todos os dias;
  • manter os cabelos limpos;
  • trocar de roupa todos os dias;
  • não usar pente de outra pessoa;
  • evitar colocar na criança chapéu, gorro ou boné emprestados.
 
Acidentes domésticos
 
 

Nunca se deve:

  • Usar inseticida para matar piolho, porque pode causar intoxicação grave na criança;
  • Colocar saco plástico na cabeça da criança, pois pode causar asfixia. 

Sarna

A sarna aparece na forma de bolinhas avermelhadas que formam um túnel debaixo da pele. Surgem no corpo todo, especialmente entre os dedos, nas axilas, na cintura, nas nádegas e nos genitais, causando muita coceira.

A contaminação acontece pelo contato com a pele ou com objetos de pessoas com sarna, como roupas pessoais, toalhas ou roupas de cama.

É preciso remédio certo para acabar com a sarna. Durante o tratamento, as roupas, inclusive de cama e banho, devem ser lavadas e passadas a ferro bem quente, além de trocadas todos os dias. Deixar as roupas secando ao sol forte também ajuda.

É bom limpar as unhas das crianças para retirar os parasitas que ficam ali quando elas se coçam e evitar recontaminação. Se mais alguém na família tiver sarna, é preciso que todos façam o tratamento ao mesmo tempo.

O banho diário com água e sabão, a lavagem da cabeça e o uso de roupas limpas ajudam a prevenir a contaminação por piolhos, sarna e outras doenças de pele.

 
Acidentes domésticos
 
 

Se a criança toma banho de banheira ou de bacia funda, é preciso alguém sempre por perto, para evitar afogamento.


Você está aqui:
Você está aqui: