Agora a criança já tem vários dentes e é preciso limpar bem todos eles. Para isso, deve-se usar uma escova de dente pequena e macia, creme dental adequado para a idade, com flúor. A quantidade de creme depende se o bebê já sabe ou não cuspir. Veja o exemplo:

Oriente os pais para:

  • Escovar com movimentos circulares o lado de fora dos dentes que ficam junto da bochecha.
  • Depois, escovar o lado de dentro dos dentes, que ficam junto da língua.
  • Escovar a parte plana dos dentes com movimento de vaivém.
  • Limpar também as gengivas e a língua com a escova de dente.

É importante escovar os dentes da criança depois de cada refeição e antes de dormir. Isso evita a formação da placa bacteriana, que forma cáries.
A saúde da boca depende de uma alimentação saudável e da higiene dos dentes.

O aparecimento de uma mancha branca no dente é o primeiro sinal de atenção. Essa mancha significa que tem cárie, mas ainda não tem o buraco no dente. É preciso encaminhar a criança ao dentista.

A criança ainda não controla os músculos que seguram o xixi e o cocô. Quando ela avisar ou alguém perceber que a criança quer fazer cocô, pode-se colocá-la no penico (bacio) e ver se ela faz. Nunca force a criança, pois ela ainda é muito nova e, aos poucos, vai entender que tem um lugar próprio para fazer cocô e xixi.

É necessário ensinar à criança, todos os dias, a lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro, como também devem fazer todas as pessoas da família.

Usar latrinas ou vaso sanitário evita que os vermes das fezes contaminem as pessoas e causem doenças. Para prevenir o aparecimento de ratos, baratas e moscas, que trazem doenças, deve-se manter o lixo dentro de sacolas plásticas fechadas e não jogá-los na rua ou em terrenos baldios. Os cuidados com a higiene, dentro e fora de casa, são importantes para a saúde de toda a comunidade.


Você está aqui:
Você está aqui: