Quando falamos de desnutrição ou excesso de peso não podemos deixar de mencionar o papel da alimentação neste contexto. A falta de alimentos saudáveis e o excesso de alimentos prejudiciais à saúde são situações que estão diretamente ligadas ao estado nutricional infantil.


Para ajudar na ação Acompanhamento Nutricional e na melhor orientação para as famílias, é muito importante conhecer as principais recomendações e orientações sobre alimentação, em especial aquelas voltadas para o público infantil.


Todas essas informações podem ser encontradas aqui mesmo no aplicativo, nas e-Capacitações:


e-Guia da gestação aos seis anos:
Nesta e-Capacitação é possível encontrar todas as recomendações e orientações sobre alimentação para crianças até seis anos, em especial aquelas para menores de 2 anos, desde a parte do aleitamento materno até o fim do processo de introdução da alimentação complementar.

Todas essas informações estão separadas por faixa etária e são baseadas no Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos, do Ministério da Saúde, lançado em 2019 e no Guia Alimentar para a População Brasileira (vide abaixo).


e-Alimentação:
Nesta e-Capacitação você irá encontrar informações sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, que traz as principais diretrizes e recomendações alimentares, baseadas em evidências, que devem ser seguidas pela população. Ele divide os alimentos em grupos de acordo com sua origem e processamento e dá ênfase à necessidade de comer “comida de verdade” e cozinhar os próprios alimentos.



Também mostra a importância de ter uma horta em casa e apresenta todo o passo a passo para ter uma horta caseira.

E ainda traz muitas receitas saudáveis e deliciosas para se fazer em casa.

Não deixe de ver!


Atenção: Todos estes materiais podem ser acessados pelas famílias acompanhadas. Incentive-as a baixar o aplicativo e a ter em mãos informações seguras e atuais sobre saúde, nutrição, desenvolvimento e higiene das crianças.


Você está aqui: