O dia da Celebração da Vida é uma atividade que acontece uma vez por mês na comunidade. É o momento em que as famílias acompanhadas se reúnem com os líderes para celebrar as gestantes e crianças que estão bem e para se ajudar quando estão em dificuldades. E neste mesmo dia, a cada três meses, acontece o Acompanhamento Nutricional.

O planejamento da Celebração da Vida é de responsabilidade dos líderes da comunidade. Mas quando há Acompanhamento Nutricional, a equipe precisa ajudar a organizar o espaço, especialmente onde serão realizadas as medidas. Lembrando que é preciso seguir as recomendações em relação a acomodação dos equipamentos. Abaixo segue sugestão para organização do momento: 

  1. Acolher as crianças e acompanhantes.
  2. Pegar o ‘’cartão de medida’’ das crianças para chamar para o peso/altura por ordem de chegada ou, na chegada, já direcionar a criança com o responsável para o local da realização das medidas, uma família por vez.
  3. Direcionar as crianças que não foram fazer as medidas para os locais das brincadeiras ou atividades até o momento de fazer as medidas.
  4. Chamar, uma a uma, as crianças acompanhadas pela mãe ou responsável para pesar e medir.
  5. Realizar o peso e altura, paralelamente às brincadeiras.
  6.  Finalizando o peso e altura - momento de oração.
  7. Lanche.
  8. Verificar as famílias que podem e querem ajudar na próxima Celebração da Vida.
  9. Despedida.

Momento das Medidas

  1. Chamar em voz alta o nome da criança, uma a uma, acompanhada pela mãe ou responsável.
  2. A criança é pesada e o líder que está com o cartão de medidas anota o peso ou então, inclui direto no aplicativo.
  3. Depois é medida a altura da criança e o líder com o cartão de medidas anota a altura ou então, inclui direto no aplicativo.
  4. Agora a criança pode voltar a brincar.
  5. Se as medidas foram anotadas no cartão de medidas, é preciso levá-lo, juntamente com a mãe ou responsável, para o voluntário da informática para receber o resultado do estado nutricional.
  6. Com o aplicativo em mãos, o líder mostra o resultado e orienta a mãe ou responsável.

Veja a sugestão abaixo:


Você está aqui: