Os pais ou quem cuida sempre do bebê oferecem oportunidade para ele se relacionar com outras pessoas?

Na fase dos seis a oito meses os cuidados, o amor e a atenção da mãe e do pai fazem com que o bebê possa conhecê-los bem e sentir-se seguro com eles. Com a ajuda dos pais, ele pode aprender a confiar e a se relacionar com outras pessoas de sua família e com amigos próximos.
Além do ambiente familiar, o bebê necessita conviver com outras pessoas e sobretudo com crianças de diferentes idades. Praças, parques, Celebrações da Vida e em outros momentos na comunidade são oportunidades de viver experiências diferentes e se relacionar.
Alguns bebês gostam de brincar de achar o rosto das pessoas ou qualquer coisa que seja escondida bem à sua frente.
Com isso ele aprende que as pessoas e as coisas existem, mesmo que ele não esteja vendo. Assim ele aprende a conviver com a ausência da mãe, do pai e de outras pessoas importantes para ele.
As pessoas da família incentivam o bebê a brincar com objetos?

Boa parte dos bebês continua gostando de ter alguém sempre por perto. Para se criar o interesse do bebê pelos objetos, ele precisa da ajuda das pessoas.
Essa ajuda consiste na pessoa também demonstrar interesse pelos objetos que oferece ao bebê. Brincando com eles o bebê solicita menos a presença dos adultos e também aprende outras coisas.
Ele usa suas mãos cada vez melhor — aprende a pegar coisas pequenas entre os dedos polegar e indicador. Assim, o bebê fica cada vez mais curioso, começa a se movimentar e pegar tudo o que está perto dele.
Ele pega, morde, amassa, rasga, joga, bate as coisas, experimentando e aprendendo como elas são.
Sempre que o bebê quiser pegar coisas que pertençam ao adulto e que sejam perigosas, ou quiser fazer o que não pode, os pais devem distraí-lo ou levá-lo para outro lugar.
O bebê ainda não entende muitas explicações e está começando a entender o que significa a palavra não. Se ele teimar, deve ser segurado com firmeza e ser distraído.
Não se deve bater no bebê nem mesmo para proteger do perigo.
O bebê pega os objetos e brinca com eles batendo, jogando, rasgando?

Brincando com os objetos, o bebê aprende que quando faz uma coisa acontece outra.
Por exemplo: bate com a colher na panela e faz barulho; aperta o botão do rádio e ele toca.
Como ele já sabe pegar e largar, gosta de brincar pegando as coisas e jogando no chão para ver como elas caem. Assim, aprende que um objeto cai mais rápido, outro mais devagar; uns fazem barulho, outros não.
Às vezes, é preciso paciência para devolver ao bebê o que ele joga.
As pessoas da família se comunicam com o bebê de diversas maneiras, usando sons, gestos e palavras?

Nesta fase, a maioria dos bebês já começa a entender o que falam para ele todo dia, por exemplo: “Vem cá”, “Dá adeus”. Primeiro ele entende o que as pessoas falam, depois aprende a falar.
A maioria presta atenção nas conversas das pessoas e tenta imitar o que elas falam.
É bom que as pessoas falem com o bebê e façam sons como: “ma ma”, “pa pa” e esperem que ele repita.
A família pode fazer também várias brincadeiras de sons com o bebê, como: imitar ruídos dos animais, de carro, de avião.. Brincando com o bebê de bater palminhas, dar adeus, fazer caretas, por exemplo, os pais estão ensinando a ele outras maneiras de se comunicar.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- O bebê de 6 até 12 meses
- >
- Como o bebê pode aprender e se desenvolver (6 a 8 meses)