


É importante que a gestante e sua família saibam identificar os sinais de perigo na gestação. É preciso procurar imediatamente o hospital ou o serviço de saúde mais próximo se a gestante apresentar um destes sinais:
Sinais de perigo

A partir do 7º mês de gestação, observe também se o bebê não se mexe ou se, pelo contrário, se agita excessivamente. Esses comportamentos podem ser sinais de alerta para possíveis complicações, como sofrimento fetal ou alterações no bem-estar do bebê, e devem ser comunicados ao médico imediatamente.
Líder, se você começou a acompanhar a gestante depois do terceiro mês é preciso fazer o plano para emergências. Converse com a gestante e escreva em um papel as informações contidas na cartela 3B do Laços de Amor. Esta se encontra no nível compartilhar da etapa 4. A gestação. As informações deste plano devem ficar em lugar bem visível na casa e também devem ser compartilhadas com a família e vizinhos pelo celular.
Pernas e braços inchados e dor de cabeça são alguns sinais de perigo que indicam que a gestante precisa procurar imediatamente um hospital.
Se o plano para emergências já foi feito, é importante verificar se há alguma informação que precise ser atualizada.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- A gestante no 2º trimestre de gravidez
- >
- Sinais de perigo na gestação