tema semanal

Dia das mães é dia de celebrar a vida

dia das maes dia de celebrarO Dia das Mães é sempre um dia muito especial. É dia de lembrar da pessoa que nos trouxe ao mundo, da que nos criou, da que nos educou. Não importa se você tem uma mãe, se tem mãe/avó, se tem pãe - mãe que é pai, ou se sua mãe já foi viver junto à Deus, esse é o dia de agradecer pelo dom da vida dela e da nossa vida também.

Por isso, recebam todos uma mensagem especial enviada pela Ir. Veneranda e por Dom Elio Rama e viva todas as mães!

"Agradeço de coração às mães acompanhadas pela Pastoral da Criança e parabenizo todas as líderes que são mães e colaboram com outras mães levando a orientação e esperança na luta por vida plena. Que a Virgem Mãe de Deus e nossa cubra com seu manto todas as mães, sempre agraciadas com a ternura divina. Viva nossas mães, viva!"

Irmã Veneranda da Silva Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

"Mães, vocês tem uma tarefa muito sublime, que é dar vida a novas vidas e fazer essas vidas crescerem na harmonia, na paz e na serenidade. Desejo que vossos filhos possam ter vida e vida em abundância, como diz Jesus".

Dom Elio Rama, Bispo Referencial da Pastoral da Criança da Diocese de Pinheiro, Estado do Maranhão, e indicado pela Assembléia Geral de 2019 para Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança

Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com a Ir. Veneranda Alencar sobre a Importância do Dias das Mães.

É só clicar aqui.

Boa leitura!

Mãe, uma vocação e uma missão

MAEA Pastoral da Criança, em suas ações junto às famílias, geralmente convive com diversas mães. Mensalmente, seja na Visita Domiciliar ou no Dia da Celebração da Vida, os líderes se encontram com as “mães da Pastoral”, que até podem ser outra pessoa, como avó, tia e mesmo o pai; ou seja, quem tem a responsabilidade de cuidar e educar as crianças na família.

Esse é o momento para partilhar informações e orientações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania. Os líderes partilham também a fé e a esperança em dias melhores, apoiam as lutas das famílias e das comunidades e se tornam parceiros solidários de cada mãe que busca mais vida e vida em abundância para os seus filhos.

Para Ir. Veneranda Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, esse apoio dos líderes para fortalecer a construção de vínculos e promover o desenvolvimento saudável da criança é de grande importância: “desde o ventre materno a ligação mãe e filho já é intensa. Quando nasce o bebê se relaciona com a mãe de várias maneiras! O primeiro encontro do bebê se dá com as mãos da mãe, mãos que tocam, que lavam, que acariciam, que seguram o bebê no colo. O segundo momento é através do rosto da mãe, com o sorriso dela. O terceiro é através do seio, pois no momento da amamentação o bebê se nutre do leite e da palavra carinhosa de sua mãe. O quarto tipo de relacionamento é através da presença da mãe, é como se a mãe dissesse para o bebê, “eis me aqui”. E por  último vem também a ausência da mãe, porque a mãe precisa trabalhar e não pode ficar o tempo todo com o bebê, e ele aprende que existem também momentos de ausência da mãe, assim ele vai crescendo em estatura, sabedoria e graça”.

Um feliz e abençoado Dia das Mães!

Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com a Ir. Veneranda Alencar sobre a Importância do Dias das Mães.

É só clicar aqui.

Boa leitura!

Ser mãe é uma escolha de vida

1388 dia das maes mae com bebe no colo“Mãe é tudo igual, só muda o endereço”, será mesmo? A verdade é que existem, sim, muitas características que fazem parte de todas as mães, mas cada uma tem as suas singularidades e particularidades. A certeza é de que todas as mães são unidas pelo amor incondicional por seus filhos.

Segundo Ir. Veneranda Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, “ser mãe é uma dádiva de Deus, é tocar o céu, é ganhar o maior dos troféus. O Dia das Mães é super especial pois é o momento que celebramos com carinho aquela que coopera com a ternura maior e infinita de Deus, lembramos também aquela que foi escolhida para ser a mãe de Jesus, nosso salvador. Com certeza os nossos sentimentos são de gratidão, de louvor e de festa pelas nossas mães”.

Para o Papa Francisco, “ser mãe não significa só pôr um filho no mundo, mas é também uma escolha de vida, a escolha de dar a vida”.

Que esse seja mais um motivo para celebrarmos a vida sempre e que o nosso Bom Deus nos ajude a honrar sempre todas as mães!

Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com a Ir. Veneranda Alencar sobre a Importância do Dias das Mães.

É só clicar aqui.

Boa leitura!

 

veneranda

Ser mãe é viver o amor de Deus

"O Dia das Mães é uma data especial em que celebramos o carinho daquela que coopera com a ternura maior e infinita de Deus. Lembramos àquela que foi escolhida para ser a mãe do Senhor Jesus, modelo de mulher crente, obediente à palavra de Deus e que, em sua liberdade, aceita o plano divino, que é sempre de tornar o homem e a mulher felizes.

 

Com certeza, os nossos sentimentos são de gratidão, de louvor e de festa pelas mães. É preciso amar estes seres que doam vida, que se sacrificam, que suportam dores, que manifestam suas preocupações e que rezam constantemente para que o futuro dos filhos seja promissor. 

Viva também a mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida. Que a Virgem Mãe de Deus e nossa cubra com seu manto todas as mães, filhos e filhas. Rezemos pelas mães que estão conosco e por àquelas que já foram chamadas à casa do Pai e para que sejamos todos agraciados com a ternura divina".

Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com a Ir. Veneranda Alencar sobre a Importância do Dias das Mães. É só clicar aqui.

Boa leitura!

A Missão de ser mãe

O mês de maio é tradicionalmente conhecido como o “Mês das mães”, pois seu dia é comemorado no segundo domingo de maio. Por isso, nesta semana, a Pastoral da Criança aproveita para homenagear essas mulheres tão importantes na formação das crianças.

As mães carregam em si a vocação e a coragem de aceitar uma das missões mais complexas que existe: amar, cuidar, proteger e ser o exemplo para outro ser humano. Muitas delas têm suas histórias mescladas com a da Pastoral da Criança.

Para nós, o mais importante nesse dia é agradecer a vida, que é o maior presente que uma mãe pode dar a um filho, e criar oportunidades para que as mães acompanhadas pela Pastoral da Criança tenham condições de viver dignamente com seus filhos.

Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com a Ir. Veneranda Alencar sobre a Importância do Dias das Mães.

É só clicar aqui.
Boa leitura!