Objetivos

Buscando orientar constantemente as famílias, nas ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, a Pastoral da Criança utiliza também os Meios de Comunicação Social, especialmente o rádio. Por isso, produz semanalmente um programa intitulado "Viva a Vida”. O programa tem 15 minutos de duração e é transmitido gratuitamente por emissoras e sistemas de som em todo o país. O programa “Viva a Vida” veicula informações sobre saúde, nutrição, educação, direitos, organização comunitária e outros temas de interesse do público em geral, com ênfase na infância. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais distintos: em Curitiba/PR, para o Sul, Sudeste e Centro-oeste; em Teresina/PI, para o Norte e Nordeste.

O programa de rádio “Viva a Vida” está relacionado à uma temática semanal que acompanha também a abordagem feita no site da Pastoral da Criança. Isto é, o tema semanal, escolhido previamente em reunião de membros da Coordenação Nacional, em consonância com as necessidades sentidas pela Pastoral da Criança nas bases, perpassa tanto o conteúdo do Programa “Viva a Vida”, como também o conteúdo semanal apresentado no Site da Pastoral da Criança, onde o tema é aprofundado com entrevistas, artigos e outras informações pertinentes à questão abordada.

Na área do rádio, também estão sendo dinamizados programas locais, ou seja, algumas emissoras, além do programa “Viva a Vida” de 15 minutos, ampliam em sua programação a participação da Pastoral da Criança, informando as atividades em nível local e regional. Com isso, notícias do cotidiano das comunidades podem ser transmitidas, incentivando ainda mais a participação comunitária da Pastoral da Criança na melhoria da qualidade de vida das populações acompanhadas. Contudo, ainda temos um grande desafio pela frente: aumentar a abrangência e a audiência do Viva a Vida entre os líderes, famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança e comunidades em geral.

Justificativa

O rádio é um meio de comunicação popular, barato, presente em praticamente todas as comunidades e faz parte do cotidiano das pessoas em geral. O rádio tem um potencial para atingir a todos, independentemente de seu grau de escolarização. A ideia principal é fazer do programa de rádio um canal permanente de informação e formação de nossos líderes e famílias.

Metas

  • Disponibilizar um material de comunicação com informações seguras e confiáveis sobre as áreas e temas mais pertinentes às famílias, com foco especial na saúde da gestante e da criança até os seis anos de vida;

  • Evangelizar;

  • Mobilizar e contribuir para a organização comunitária;

  • Educar para a cidadania;

  • Servir como material de apoio para a capacitação de líderes e famílias;

  • Divulgar o trabalho da Pastoral da Criança e suas lideranças na comunidade e região.