topo azul

1417 pequenos reis magos entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

A missão da Pastoral da Criança é levar vida em abundância para todas as crianças, principalmente aquelas que mais precisam. No Brasil, nossa ação já é muito forte, mas outros países precisam da nossa ajuda também. Por isso, temos a Campanha Pequenos Reis Magos, que arrecada recursos para que a Pastoral da Criança possa chegar em outros lugares também. Para falar sobre isso, convidamos o Francisco Antônio, da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Francisco, você poderia explicar o que é a campanha Pequenos Reis Magos?

É uma mobilização de crianças aqui no Brasil em prol de crianças de outros países. As nossas crianças saem nas casas cantando, rezando e pedindo uma contribuição para ajudar os países onde a Pastoral da Criança internacional está acompanhando crianças e gestantes.

francisco antonio crisostomo de oliveira entrevista

Francisco Antônio
Crisóstomo de Oliveira

E quem realiza esta campanha, Francisco?

A campanha é uma proposta da Pastoral da Criança em parceria com a Catequese. Conversamos com as Coordenações de Catequistas para que elas mobilizem suas crianças. Já temos também em muitos lugares jovens, adultos e idosos, que vão fazer a campanha, e também algumas organizações. Nós temos exemplos onde a infância missionária tem ajudado, como a Pastoral da Juventude, a Pastoral Familiar e outras organizações da Igreja Católica.

Quais países serão ajudados nesse ano e por que eles foram escolhidos, Francisco?

Nós estamos em 11 países. É o Brasil e mais 10 países que compõem a Pastoral da Criança Internacional. Nós ajudamos todos esses países, mas desde 2015, quando foi criada a campanha Pequenos Reis Magos, nós temos priorizado alguns. Atualmente, nós temos quatro países prioritários: Guatemala, Haiti, Guiné-Bissau e Moçambique. Escolhemos esses países por vários fatores relacionados às questões socioeconômicas, como número de mortalidade infantil, o número de mortalidade das gestantes, o IDH.

Francisco, como é que as crianças são envolvidas e motivadas a participar desta campanha?

Essa motivação é feita no espaço da catequese. Nós enviamos materiais para visita, folder, cartazes com a oração. Também disponibilizamos material formativo como uma apostila, um pequeno livreto contando um pouco da história dos países e da campanha. A partir daí, temos todo um trabalho de motivação para essas crianças.

Leia a entrevista na íntegra: 1417 - Pequenos Reis Magos (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1417 - Pequenos Reis Magos - 26/11/2018

rodape pqrm