atropelamentosFoto: Marcello Caldin

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2011, 692 crianças de zero a 14 anos morreram vítimas de atropelamento no trânsito. A grande maioria dos casos acontecem perto de escolas. Para evitar acidentes e atropelamentos, os adultos devem sempre dar o exemplo para as crianças, praticando e ensinando um comportamento seguro.

As crianças são maiores vítimas de atropelamento pois não tem habilidade e capacidade de julgamento do trânsito. Até os 10 anos de idade a criança tem dificuldade de julgar a velocidade dos carros, a distância entre ela e o veículo e a direção dos sons do trânsito. É importante lembrar que crianças menores de 10 anos não devem andar sozinhas pela rua.

Saiba mais:
Acidentes na infância

Marta Silva, coordenadora da Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes, do Ministério da Saúde, explica que muitos acidentes poderiam ser evitados com atitudes simples de prevenção: “Muitos pais levam seus filhos para a escola a pé. É importante utilizar sempre a faixa de pedestre e as calçadas, sempre aguardar o sinal vermelho para a parada dos carros e segurar a criança, firme, pela mão”. Marta ainda recomenda não parar em fila dupla, acompanhar a decida da criança do automóvel e a sua entrada na escola. "Não basta transportá-la de forma segura e depois a criança descer do carro de qualquer jeito, em qualquer lugar”, afirma.

Como prevenir acidentes no trânsito

O mais importante, na hora de ensinar um comportamento seguro para as crianças, é dar o exemplo e praticar.

  • Antes de atravessar a rua olhe para ambos os lados;
  • Respeite os sinais de trânsito e faixas de pedestres;
  • Antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas, para ter certeza de que eles estão vendo;
  • Entradas de garagens, quintais sem cerca, ruas ou estacionamentos não são locais seguros para a brincadeira de crianças;
  • Nunca correr para a rua sem antes olhar se vem carro, seja para pegar uma bola, o cachorro ou qualquer outra razão;
  • Ao desembarcar de Ônibus, esperar o veículo parar totalmente para descer e aguardar que ele se afaste para atravessar a rua.

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida