dia de acao e oracao pela criancaOração pela criança

Em 2015, o Dia de Oração e Ação pretende incluir na celebração do dia 20 de novembro o resultado das ações das tradições religiosas voltadas para o enfrentamento das situações que afetam as crianças mais vulneráveis. A Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC) promove ainda outras duas ações voltadas para o bem-estar da infância: oficinas de educação ética - "Aprender a viver juntos" - e o Dia Internacional de Erradicação da Pobreza, celebrado no dia 17 de outubro.

No Brasil, 20 de novembro também é o Dia da Consciência Negra. E o dia 21 foi instituído pela Lei nº 12.685, de 18 de julho de 2012, como o Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação.

Já é de conhecimento que o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é data oficial instituída por lei municipal em Curitiba (PR), Conceição do Araguaia (PA) e Pitangui (MG).

As iniciativas das tradições religiosas utilizam como referência o cumprimento de direitos da criança descritos nos princípios da Declaração dos Direitos da Criança proclamada em de 20 de novembro de 1959.

Com base na apresentação destas iniciativas, a celebração do Dia de Oração e Ação pela Criança é uma oportunidade para definir estratégias de como superar os desafios que envolvem as crianças. Portanto, junto com as atividades recreativas e culturais para as crianças, o Dia de Oração e Ação congrega as tradições religiosas para conhecer o que foi desenvolvido, aprender uns dos outros e definir estratégias ou uma agenda comum durante o ano.

Durante as reuniões de organização do Dia de Oração e Ação ao longo do ano, as tradições religiosas buscaram mapear e conhecer as entidades e projetos das tradições religiosas voltadas para o enfrentamento das questões que envolvem as crianças em situação de vulnerabilidade. Um questionário pode ser utilizado para facilitar este mapeamento. No dia 20 de novembro, os compromissos para atuação conjunta, ou em rede, podem ser formalmente assumidos diante das crianças.

Saiba mais sobre como organizar o Dia de Oração e Ação por meio do Dicas 55.

 

Assuntos relacionados:

 • Papa Francisco pede que todos rezem pela paz. 

• Curitiba aprova o Dia Municipal de Oração e Ação pelas Crianças.

• Reduzir a violência, a pobreza e construir a paz.

• Cuidar da Criança com respeito, proteção e amor.

• Pastoral da Criança participa com outras entidades de plano conjunto pela proteção de crianças e adolescentes.

• Encontro reuniu cristãos e muçulmanos em homenagem a Maria.

São deveres da Família, da Sociedade e do Estado:

• Assegurar à mãe pré-natal e conhecimento para cuidar da criança.
• Registrar a criança depois do nascimento.
• Proteger a criança contra a discriminação.
• Defender os interesses da criança em primeiro lugar.
• Respeitar a responsabilidade dos pais e familiares.
• Assegurar condições para sobrevivência e desenvolvimento saudável da criança.
• Garantir a convivência familiar e comunitária com o fortalecimento de vínculos.
• Combater o tráfico de crianças para exterior.
• Proteger contra a violência, exploração, abuso sexual e uso de drogas.
• Assegurar educação com qualidade.
• Propor políticas contínuas de saúde com prevenção e tratamento das doenças.
• Oportunizar autonomia e participação da criança com deficiência.
• Aplicar o Atendimento Sócio Educativo (Sinase) para atos infracionais.

Toda criança tem direito à vida e precisa de:

• Amor, atenção e cuidado dos pais e familiares.
• Condições para o desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social.
• Oportunidade para uma crença.
• Tempo para descansar e brincar livremente.
• Cultura e arte.

(Adaptação dos princípios da Convenção dos Direitos da Criança).

 

Day of prayer and action 

Global Network of Religions for Children 

Leia também:
Programação do Dia de Oração pela Criança no Brasil
Dicas para celebrar esse dia
Materiais da Campanha do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança

Desde 2006, a Pastoral da Criança participa de uma iniciativa inter-religiosa que promove ações para envolver a comunidade no compromisso de orar e agir pelas crianças, para que seus direitos sejam garantidos e tenham um desenvolvimento pleno. Entre as atividades da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), está a comemoração do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro).

A partir das discussões dos últimos meses, em especial após reunião realizada na sede da Pastoral da Criança em agosto de 2015, as diferentes tradições religiosas vêm se unindo para pensar em ações concretas que ultrapassem esta data, trazendo a causa da criança para as conversas do dia a dia, mobilizando cada vez mais gente na prática – começando pela observação da situação das crianças que estão próximas e mais precisam.

Ainda assim, a data é importante para chamar a atenção da população à causa, pautar os meios de comunicação, cativar mais pessoas dispostas a celebrar o que já foi conquistado e contribuir para transformar ainda mais realidades. Confira a programação em algumas cidades do país e procure se informar se haverá alguma ação próxima de onde você mora:

Brasília (DF)

Na capital federal, a Pastoral da Criança, a GNRC e o deputado Diego Garcia convidam para uma cerimônia de homenagem ao Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, que acontece no dia 12 de novembro, das 9h às 12h, no Palácio do Congresso Nacional. A atividade será realizada no Auditório Freitas Nobre – Anexo IV – Subsolo da Câmara dos Deputados, com apresentações culturais e participação de entidades da sociedade e tradições religiosas.

Além das equipes e famílias da Pastoral da Criança, que farão a Oração pela Criança, já confirmaram presença: Coral da Legião da Boa Vontade (LBV); Centro Social Luterano Cantinho do Girassol; Escola da Samambaia – com apresentação de alunos da professora Danielle Reis; Rede Afrobrasileira; Federação Espírita Brasileira, Comunidade Bahá'i e Unicef.

Curitiba (PR) e região metropolitana

De acordo com a Lei nº 14.348/13, o Dia de Oração e Ação pela Criança é data oficial na capital paranaense. Mais uma vez, a Rua da Cidadania do Terminal do Carmo e o Portal do Futuro, na Vila Audi, serão os locais de encontro das comunidades e convidados, no dia 21 de novembro (sábado).

Em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, as atividades acontecerão no Centro da Juventude (Av. Ademar de Barros, s/n, bairro Bom Jesus).

Nos três locais, haverá atividades de interação entre crianças e famílias, com diversas oficinas. De acordo com Paulo César Gomes, um dos organizadores dos eventos, um dos destaques deste ano será para o momento chamado de “Saudação e compromisso das tradições religiosas e instituições”.



Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*