×

Atenção

JFolder::files: O caminho não é uma pasta válida. Caminho: /var/www/museudavida.org.br/images/encontraodelideres2015
×

Aviso

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/encontraodelideres2015

Aproximadamente 190 líderes da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Curitiba preencheram de alegria todos os espaços do Museu da Vida neste sábado, 5 de dezembro. A data – de comemoração ao Dia Internacional do Voluntário e, também, escolhida como Dia da Pastoral da Criança – fez muitos deles lembrarem do ano anterior, quando o Encontrão de Líderes marcou a pré-estreia do Museu, antes da inauguração oficial. 

encontrao 1Um ano depois, com as exposições permanentes mais completas – incluindo o Memorial Dra. Zilda, que ainda não estava pronto no Encontrão anterior – e com a equipe de mediadores mais experiente, os voluntários puderam aproveitar a tarde de maneira tranquila, com aprendizado e renovação das forças para continuar na missão de levar vida plena para as crianças de suas comunidades. Também puderam visitar e reconhecer sua realidade na nova exposição, “Seja bem-vindo à vida”.

Gertrudes de Siqueira Carvalho da Cruz, líder da Paróquia Santana, do bairro Umbará, ficou impressionada com os detalhes do gabinete preservado como a Dra. Zilda o deixou. Neive de Souza e Maria Salete Matias, que são pessoas de apoio da Pastoral da Criança na comunidade Bom Pastor, no sul de Curitiba, gostaram de ver o Museu mais acabado e bonito, prestes a completar seu primeiro ano de abertura. A trilha no bosque, com as curiosidades sobre as espécies de plantas e a parada frente à imagem de Nossa Senhora das Graças, também foi elogiada.

Música e palavras inspiradoras para continuar

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Mário Scalon Angonese, também esteve presente e abriu o encontro com uma reflexão sobre “Como Deus se manifesta nas crianças". Em sua fala, destacou a importância do testemunho dos pais, de seus gestos, para compartilhar valores, traços culturais e também sua tradição religiosa com os filhos. Agradeceu pelo bonito trabalho que os voluntários desempenham. “Vocẽs são cuidadores da vida. Através das mãos, dos rostos e corações de vocês é que Deus cuida de nossas crianças, parabéns”, ressaltou.

encontrao 2O músico Cláudio Spanhol – que atua em paróquias nas Mercês, em Santa Felicidade e em outras igrejas – trouxe sua voz e violão para animar ainda mais a reunião dos líderes. “Criança feliz”, “Pelas estradas”, “Noite feliz”, “Que nenhuma criança” e o hino da Pastoral da Criança foram alguns dos cantos, que tem a ver com a missão desempenhada por tantas pessoas comprometidas.

Ao final do dia, Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança e coordenador da Pastoral da Criança Internacional, convidou todas as equipes das comunidades a realizarem pelo menos uma Celebração da Vida por ano no Museu da Vida, para que as famílias acompanhadas também possam visitar e desfrutar deste espaço de lazer e conhecimento compartilhado.

No mesmo dia do Encontrão de Líderes, o Museu da Vida recebeu, ainda, uma caravana com 26 pessoas de um grupo de terceira idade, de Florianópolis, Santa Catarina, além de mais visitas espontâneas.

{gallery}encontraodelideres2015{/gallery} 

 

 


nuvem 3