fachada web 1

A Pastoral da Criança criou, em Curitiba, o Museu da Vida: um espaço cultural, interativo, de encontros e de produção de saberes. Com ambientes de aprendizagem e acervo relacionados à promoção da saúde, da nutrição, da educação e da cidadania, o Museu possui como eixo central a experiência da Pastoral da Criança no trabalho junto a gestantes e crianças de zero a seis anos e suas famílias. São mais de 30 anos de atuação no Brasil e no mundo, em parceria com universidades, sociedades científicas, órgãos governamentais e sociedade civil. 

No Museu, estão representados também os saberes e as experiências das comunidades nas quais a Pastoral atua, tornando o espaço uma importante fonte de cultura, pesquisa e disseminação de conhecimento. O lugar conta com seis exposições permanentes e dois espaços em área aberta, que promovem a integração com a natureza e o livre brincar.

Confira o Plano Diretor (.PDF)

 

Programa Educativo

Um museu nunca é o mesmo, mesmo que o visitemos muitas vezes. Além de ser de sua natureza ser impulsionado pelo novo, ele muda porque nós, os visitantes, mudamos, já que a cada vez em que voltamos ao museu estamos de posse de novas experiências e interesses. É envolvido por essa perspectiva que o Programa Educativo do Museu da Vida busca realizar seu trabalho de atendimento ao público, seja ele espontâneo ou agendado. As atividades de visitas mediadas às exposições são construídas em parceria com os que procuram o espaço para aprender cada vez mais, seja qual for a idade. Dispomos de uma equipe capacitada para atender a diferentes públicos e ajudá-los a descobrir o que há de mais interessante no museu. Convide sua família, seus amigos, traga seus alunos e venha descobrir o Museu da Vida!

 

Missão

Preservar, pesquisar e comunicar acervo museológico, arquivístico e bibliográfico acerca da promoção da saúde, da nutrição, da educação e da cidadania durante o ciclo vital, da concepção à morte natural do ser humano, fundamentado nos princípios e nas ações da Pastoral da Criança.

 

Objetivo Geral

Promover informação e reflexão através de exposições e ações educativas sobre saúde, nutrição, educação e cidadania no cuidado com a criança na família, bem como preservar a memória da missão da Dra. Zilda Arns Neumann.

 

Objetivos Específicos

• Transformar-se em referência de estudo e divulgação dos cuidados com a saúde durante o ciclo vital.
• Tornar-se um espaço de promoção da brincadeira livre das crianças e de brinquedos que elas podem utilizar.
• Conservar fontes documentais sobre a história da Pastoral da Criança e da Dra. Zilda Arns Neumann.
• Constituir-se como espaço público de convívio de famílias.
• Motivar o voluntariado nas atividades da Pastoral da Criança.

Projetos Museu da Vida

Projeto Museu da Vida - Lei Rouanet

Assista ao vídeo institucional do Museu da Vida: