Alimentos brancos

São as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais contribuem na formação e na manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

São exemplos de alimentos brancos: aipim, alho, cebola, couve-flor, graviola, inhame, nabo, entre outros.

Alimentos vermelhos

Possuem licopeno, uma substância antioxidante que evita os danos nas células do corpo (retardam o envelhecimento). Também é um forte protetor contra o câncer de próstata.
São exemplos de alimentos vermelhos: acerola, cereja, goiaba vermelha, maçã, melancia, morango, pimenta, tomate, entre outros.

Alimentos amarelos/ alaranjados

São ricos em betacaroteno, vitamina C, B3 e ácido clorogênico. Essas substâncias auxiliam na saúde da pele, cabelos e visão. Mantêm o sistema nervoso saudável, ajudam a prevenir o câncer e proteger o coração, auxiliam na resistência contra diarreia, doenças respiratórias e sarampo.

São exemplos de alimentos amarelos/ alaranjados: abacaxi, abóbora, batata, caju, carambola, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, pêssego, entre outros.

Alimentos arroxeados

Além de ricos em vitamina C e do complexo B, possuem antocianina, um flavonóide que protege o corpo de infecções. São importantes para a circulação sanguínea, controle da pressão e colesterol. Também combatem os radicais livres (retardam o envelhecimento) e até a obesidade.

São exemplos de alimentos arroxeados: alcachofra, ameixa preta, berinjela, beterraba, lichia, mirtilo, repolho roxo, uva roxa, entre outros.

Alimentos verdes

Os alimentos de cor verde contêm clorofila, ferro e vitamina A. Essas substâncias possuem os seguintes efeitos: desintoxicam as células, inibem a ação danosa dos radicais livres, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, auxiliam na defesa do organismo e previnem certos tipos de câncer.

São exemplos de alimentos verdes: abacate, abobrinha, alface, chuchu, kiwi, pepino, repolho, uva verde, vagem, entre outros.

Alimentos marrons

Ricos em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais, como magnésio, zinco e selênio. Tais substâncias e nutrientes melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem o câncer e doenças do coração.

São exemplos de alimentos marrons: amendoim, castanhas, feijão, lentilha, nozes, pinhão, soja, trigo, entre outros.


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