00000472

Presépio doado ao Museu da Vida, e um diferencial da peça é a representação da Dra. Zilda na cena.

De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era utilizar o presépio para explicar às pessoas mais simples o significado e como se deu o nascimento de Jesus Cristo.

No século XVIII, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real; e as peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Para mais informações acesse nosso código de acervo clique aqui.

Conte uma história sobre este link clicando aqui.

Referências:

Canção Nova[homepage internet]Conheça a história e o significado do presépio [acesso em 10 de março de 2016]. Disponível em:http://noticias.cancaonova.com/conheca-a-historia-e-o-significado-do-presepio/


nuvem 3